Intensas chuvas deste fim de semana causaram pontos de alagamento e deslizamentos de terra em Joinville e Araquari

Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação.

Durante este final de semana, entre sábado, dia 24, e domingo, dia 25, as cidades de Joinville e Araquari foram impactadas por intensas precipitações pluviométricas, totalizando 192 e 215 milímetros de chuva, respectivamente. Ambos os municípios enfrentaram incidentes relacionados a deslizamentos de terra e tiveram pontos de alagamento.

Em Joinville foram 20 deslizamentos, 5 quedas de muro, 2 quedas de árvore e 23 alagamentos a residências. Na manhã deste domingo, 25, o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin realizaram uma reunião do Gabinete de Crise para o acompanhamento da situação da chuva volumosa que atingiu Joinville. Na reunião, ficou definido que a Prefeitura vai decretar Situação de Emergência.

Os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Proteção Civil e Segurança Pública, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, Cultura e Turismo, Educação e Comunicação, além da Companhia Águas de Joinville

Até o momento, todas as pessoas desabrigadas se acomodaram nas casas de parentes ou conhecidos, não sendo necessária a montagem de abrigo emergencial. Caso haja demanda, a Prefeitura está com o planejamento preparado para ativação.

As equipes das Unidades Regionais de Obras estão atuando em regime de plantão com equipamentos para dar suporte aos atendimentos da Defesa Civil, incluindo retroescavadeiras e caminhões.

Na noite de sábado, 24, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, com o suporte de grupos de jipeiros, fizeram a remoção de 70 pessoas que estavam ilhadas no Terminal Central.

Por questão de segurança, o Museu de Sambaqui e o Museu Fritz Alt permanecerão fechados neste domingo. Além disso, a Feira de Adoção de Animais promovida pelo Centro de Bem-estar animal foi cancelada.

Para a tarde de domingo, 25, segue a situação de atenção, considerando a previsão de um volume de chuva entre 30 e 50 milímetros.

Atualização das chuvas em Araquari

De acordo com a Prefeitura de Araquari, choveu durante a madrugada o acumulado de 192,4mm, em Araquari, praticamente o dobro, do que caiu em Joinville, nas mesmas seis horas. Esse volume pluviométrico é o equivalente a dois meses de chuvas.

Araquari registrou 28 deslizamentos de terra. A água da maioria das ruas já baixou, mas ainda existem muitos pontos de alagamento na região.

A Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Militares, equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura estão nas ruas atendendo aos chamados e contabilizando os prejuízos.

De acordo com o boletim na Defesa Civil, a chuva permanece com menor intensidade e o risco de deslizamento e enxurrada ainda é alto.

A prefeitura orienta aos munícipes que só saiam de casa em caso de emergência e que, se tiverem alguma intercorrência, liguem para a Defesa Civil, através do 199, ou para os Bombeiros, 193.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos