Desde 2014, o Instituto Coração Aberto vem promovendo um trabalho de cunho social e esportivo em Joinville, oferecendo aulas gratuitas de futebol para cerca de 180 jovens. O projeto tem como missão formar cidadãos por meio do esporte, proporcionando oportunidades dentro e fora do campo.
A equipe já possui um histórico competitivo relevante, tendo conquistado o vice-campeonato da Copa Integração de Base de Joinville, em 2016, com as categorias Sub-10 e Sub-15. Além disso, o Instituto participa regularmente de competições de base da Liga de Futebol de Joinville e disputa diversas copas realizadas em cidades de Santa Catarina.

Estrutura e desenvolvimento do projeto
A iniciativa atende jovens de 6 a 17 anos, sem necessidade de seleção, apenas respeitando a capacidade física dos espaços disponíveis para os treinos. “Nossa principal missão é agregar o maior número de alunos e oferecer oportunidades que vão além do futebol, formando verdadeiros cidadãos”, explica Amilton Pitanga, coordenador e responsável pelo projeto.
Sobre o coordenador
À frente do Instituto está Amilton Pitanga, profissional qualificado, formado em Educação Física e pós-graduado pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro. Amilton também possui especialização em futebol pelo curso Evolução Tática e Técnica, realizado na Academia Vanderlei Luxemburgo – IWL Unidade 01, em Curitiba-PR. Sua trajetória inclui estágios na base e no profissional do Joinville Esporte Clube por um período de oito meses, além de uma breve passagem como jogador de futebol entre os 17 e 22 anos.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde
Um comentário
Muito boa e importante a matéria. Se faz necessário a divulgaçao principalmente quando trata-se de trabalho que envolve crianças.
A participaçao da imprensa sempre será bem vinda.
Instituo Coraçao Aberto e profissionais agradecem.
Obrigado.