Infectologista do Hapvida NotreDame Intermédica detalha os pontos de atenção com a saúde em tempos de chuvas intensas

Divulgação.

Informe publicitário.

Neste início de ano, várias regiões do país têm sofrido com as fortes chuvas, o que demanda intensificação dos cuidados com a saúde. A infectologista Priscila Carraro Merlos do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica explica que o momento é de alerta por conta da maior incidência de doenças infecciosas transmitidas pelo ar ou pela água contaminada. As que mais preocupam são a leptospirose, hepatite A, dengue, chikungunya e zika vírus.

“O perigo das enchentes se encontra nas poças que permanecem no local e acúmulo de água em lixo e em outros objetos. Durante o verão, esses locais se tornam criadouros para o mosquito transmissor da dengue. Outro cuidado fundamental que auxilia na prevenção da Hepatite A é descartar qualquer alimento que entrou em contato com a água, mesmo os embalados”, ressalta Priscila.

Também há outras enfermidades relacionadas à contaminação da água, como a diarreia bacteriana e virais, por exemplo. Evitar o contato direto com a água de enchentes ou permanecer o menor tempo na água ou na lama contaminada é uma das formas de prevenir esses tipos de doenças.

“Doenças como diarreia por rotavírus, influenza, meningite, rubéola e tétano podem ser evitadas pela vacinação, por isso é importante mantê-las em dia. Utensílios domésticos devem ser higienizados com desinfetante, água sanitária e água. Pisos, paredes e móveis podem ser limpos primeiramente com uma solução de água e sabão, e depois com água e água sanitária”, orienta a infectologista.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira