IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 17 a 21 de fevereiro

Foto: Marco Fávero/Secom.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade nº 33 com as informações referentes à semana de 17 a 21 de fevereiro de 2025. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 158 estão próprios para banho, o que representa 66,39%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 56 estão adequados para banho, o que equivale a 64,37%.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste link.

No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

Metodologia e legislação


As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 24ª edição, Método 9223 B, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.


Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade e a data da última coleta realizada no local.

O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville publica relatório com histórico de ocorrências registradas pela Defesa Civil

Posta de atum lidera variação de preços entre pescados em Joinville, diz Procon; confira pesquisa

São Francisco do Sul completa 178 anos como cidade: um caleidoscópio de memórias e marcos históricos

Artigo – São Francisco do Sul: história, beleza e progresso

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Governo publica ampliação da faixa de isenção do IR para R$ 2.428