IMA atua para minimizar impactos no meio ambiente após acidente com produto tóxico na BR-101

Fotos: Divulgação/IMA-SC.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa que está monitorando e acompanhando as ações relacionadas ao acidente envolvendo uma carreta bitrem carregada com clorito de sódio (solução a 25%), ocorrido no km 260 da BR-101, sentido sul, próximo ao rio Cova Triste. O produto, que seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia, é corrosivo e apresenta riscos ambientais e à saúde devido à toxicidade de seus vapores e líquidos.

O acidente resultou no tombamento de uma das carretas, que transportava 20 contêineres IBC de 1250 litros cada. Dos 20 contêineres, cerca de 16 mil litros romperam, causando o derramamento do produto, que contaminou o solo, a água do rio Cova Triste e afetou parte da vegetação próxima ao local. Equipes do IMA identificaram dano ambiental, incluindo a mortandade de peixes, como exemplares das espécies Astyanax sp. (lambari) e Hoplias sp. (traíra), além de outros impactos à fauna aquática.

De imediato, as equipes do IMA se mobilizaram para verificar a situação ambiental, ainda pela manhã, realizando o mapeamento dos possíveis cursos d’água que poderiam ser afetados pelo derramamento. O IMA reforça seu compromisso em mitigar os impactos ambientais causados pelo acidente, monitorando o local e apoiando as ações necessárias para a recuperação do ambiente afetado.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025