Hospital Regional Hans Dieter Schmidt realiza mutirão de cirurgias cardíacas 

Foto: Divulgação Ascom/SES.

O Governo de Santa Catarina segue avançando na realização de cirurgias eletivas. O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste último sábado, 29, um mutirão de cirurgias cardíacas. O objetivo, além de reduzir o tempo de espera, é oportunizar o tratamento adequado e proporcionar qualidade de vida àqueles que sofrem de doenças cardíacas.

Nesta edição, cinco adultos passaram por procedimentos. Os pacientes já realizavam acompanhamento ambulatorial e agora receberão também suporte do ambulatório de cardiologia da instituição, que é referência na área.

As operações realizadas foram o Fechamento do Forame Oval Patente (FOP) e a Correção da Comunicação Interatrial (CIA), ambas destinadas a corrigir defeitos do septo interatrial. Essas são patologias congênitas, relativamente comuns, que podem se manifestar de diversas formas.

No passado, pessoas com essa condição  tinham apenas duas alternativas: cirurgia aberta ou uso contínuo de anticoagulantes, com riscos para a saúde. Nas últimas décadas, tornou-se possível solucionar a CIA e o FOP por via percutânea, reduzindo o risco de AVC e hipertensão pulmonar, e dispensando, na maioria dos casos, o uso de anticoagulantes. Santa Catarina é um dos poucos estados que oferecem esse tratamento pelo SUS. 

“Para nós, foi muito gratificante poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes e devolvê-los o mais precoce possível para suas atividades profissionais. Essa é a função primordial do trabalho de toda a equipe e de nossa instituição”, comenta o médico cardiologista, Dr. Edilson Álvaro Roma.

O Hospital Regional está organizando um novo mutirão para atender os pacientes da região. O Programa de Cirurgias Eletivas pretende ampliar o acesso a esses procedimentos, reafirmando o compromisso do Estado com a qualidade, segurança e humanização no atendimento.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

Araquari: crescimento acelerado e investimentos que transformam a cidade

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Prefeitura publica Decreto que autoriza outorga em terrenos de trecho da rua Dona Francisca que será duplicado

Estrutura da 35ª Festilha começa a ser montada no Centro Histórico