Hospital particular de Joinville rompe parceria com São José para realização de hemodinâmica encefálica; entenda

Na quarta-feira, 6, o Hospital São José, de Joinville, foi informado pela Unimed Joinville que prestava apoio na realização de hemodinâmica encefálica que, em função de problemas técnicos em um dos equipamentos da unidade, não seria possível continuar realizando os procedimentos em parceria com a Prefeitura de Joinville.

A realização da hemodinâmica encefálica possibilita uma análise dos vasos e artérias intracerebrais, incluindo canais e fluxos sanguíneos. Ele é prescrito pela equipe médica para colaborar com o diagnóstico e para direcionar o tratamento de doenças neurológicas, incluindo o AVC.

“Solicitei máxima agilidade para a Secretaria da Saúde e demais secretarias envolvidas para que possamos encontrar uma solução com urgência”, ressalta o prefeito Adriano Silva (Novo).

Para que o atendimento volte a ser oferecido, a prefeitura solicitou apoio junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (Cisnordeste) para que o serviço possa ser contratado com a maior brevidade possível. A média de uso da hemodinâmica encefálica é de 15 procedimentos por mês.

“Estamos dando celeridade na contração destes procedimentos com prioridade, porque entendemos a importância para o tratamento”, afirma Andrei Kolaceke, secretário da Saúde de Joinville.

No início de março de 2022, o equipamento que possibilita a realização de hemodinâmica do Hospital Municipal São José apresentou uma falha técnica, que foi solucionada pela empresa responsável pela assistência técnica. Cerca de 20 dias depois, o equipamento apresentou nova falha, sendo necessária a importação de peças para substituição.

Para que os pacientes não ficassem desassistidos neste período, a Secretaria da Saúde solicitou suporte junto à um hospital da rede privada, que vinha apoiando a realização de hemodinâmica encefálica até a última quarta-feira.

“Fomos surpreendidos pela interrupção do apoio, mas não podemos deixar que isso venha a interferir no tratamento dos nossos pacientes. É por este motivo que estamos dando andamento a uma solução imediatamente”, reforça Andrei.

Nota da Abavc

A Associação Brasil AVC, de Joinville, se pronunciou por meio de nota nesta quinta-feira, 8. Confira na íntegra:

A equipe da Unidade de AVC do Hospital Municipal São José – HMSJ está em luto diante dos futuros indivíduos acometidos por AVC que necessitarem de tratamento de reperfusão mecânica nos casos de AVC isquêmico.

Estamos sem oferecer o serviço no HMSJ desde Fevereiro, mas tínhamos uma parceria com o Centro Hospitalar Unimed, porém ontem (06/07/22) esta parceria foi interrompida.

Infelizmente deixaremos de oferecer essa terapia. Fomos pioneiros e referência e agora deixaremos um legado para a sociedade de indivíduos incapacitados ou mortos.

 

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos