O fim de semana será cheio de música do mais alto calibre na Sociedade Harmonia-Lyra. Com o 2º Harmonia Jazz Festival, Joinville volta a receber alguns dos mais consagrados instrumentistas brasileiros, além de uma atração internacional, o duo argentino Seda, e uma veterana cantora que brilha nos palcos e já se destacou na TV: a carioca Leila Maria. O evento acontece nesta sexta, 8, e sábado, 9, e ainda há ingressos disponíveis.
Leila Maria fecha a primeira noite do festival, nesta sexta-feira. A carioca já tem 30 anos de carreira, construída em teatros, casas noturnas, clubes e festivais de jazz do Brasil e do exterior, além de seis álbuns lançados – o mais recente, Ubuntu (2022), é dedicado ao repertório de Djavan e foi ovacionado pela crítica especializada. Porém, foi como vice-campeã da primeira edição do programa “The Voice Mais”, da Rede Globo, em 2021, que Leila ficou nacionalmente conhecida. Em Joinville, ela apresentará o show “Like a Lover”, com clássicos do cancioneiro nacional e internacional na linguagem do jazz.
A primeira noite do Harmonia Jazz Festival ainda reserva duas atrações. Uma é local: o trio do pianista Edilson Forte, o Tatu, professor de piano da escola Arte Maior e com vasto currículo de trilhas sonoras e festivais pelo país afora. A outra é o quarteto do saxofonista e flautista Mauro Senise, dono de uma carreira de mais de 50 anos de carreira na qual se destaca a criação do mitológico grupo Cama de Gato. Ele também integrou as bandas de Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, fez parte dos Doces Bárbaros (com Gil, Caetano, Bethania e Gal) e foi parceiro de Edu Lobo em discos premiados. Senise, aliás, ministra um workshop gratuito na Casa da Cultura nesta sexta, às 14h.
No sábado, a programação conta com mais três shows. Se apresentam o pianista gaúcho Ras Vicente, que traz o bebop e o hard bop para o festival; o duo argentino Seda, formado pelo pianista Daniel Godfrid e o guitarrista Sebastián Espósito, com um repertório de temas de grandes compositores do repertório popular argentino; e o trio formado por Carlos Malta, Nelson Faria e Guto Wirtti, três os mais brilhantes instrumentistas brasileiros da atualidade.
Dia 8 de novembro, sexta-feira, 20h
- Edilson Forte Trio (Brasil)
- Mauro Senise Quarteto (Brasil)
- Leila Maria (Brasil)
Dia 9 de novembro, sábado, 20h
- Ras Vicente Quarteto (Brasil)
- Seda (Argentina)
- Carlos Malta, Nelson Faria & Guto Wirtti (Brasil)
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde