Por meio de moção, o vereador Pastor Ascendino Batista está solicitando à Prefeitura de Joinville e às concessionárias do transporte público municipal, a gratuidade nas passagens de ônibus aos estudantes nos dias de provas do Enem. Segundo o proponente, a maioria dos jovens inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, se deslocam de ônibus para os locais.
“Muitas rendas foram afetadas durante a pandemia. Para algumas famílias, os valores das passagens fazem muita falta no orçamento. Conceder o benefício da isenção da tarifa seria uma maneira de motivá-los a fazerem o exame, sem a preocupação com o custo dos transportes”, defende.
Ainda de acordo com o parlamentar, existem várias localidades assumindo a responsabilidade de pagamento desse benefício aos estudantes, entre elas, os estados do Recife, Piauí e São Paulo. Em Santa Catarina, a capital Florianópolis também aderiu ao “Passe Livre Enem”.
Ainda de acordo com o parlamentar, desde 2009 o Enem é considerado a principal forma de ingresso ao ensino superior em instituições públicas. Com o passar dos anos, mais universidades passaram a substituir os vestibulares pelas provas. Atualmente, grande parte das faculdades particulares também oferece a opção de ingresso pelo Enem.
Neste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro.
