Na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, o Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac) se reuniu na prefeitura de Balneário Piçarras para estabelecer estratégias e medidas de segurança em preparação para a previsão de chuvas intensas nas próximas quatro dias, com destaque para o período de sábado para domingo. Conforme dados da Defesa Civil do município, é esperado um volume excepcional de 150 milímetros de chuva na cidade, o que representa uma quantidade altíssima de água.
O Grac é composto por representantes da Polícia Militar, Bombeiros Militares e a prefeitura de Balneário Piçarras, e tem como objetivo coordenar ações efetivas em situações de emergência.
Ficou estabelecido que a sede da prefeitura funcionará como a base do Sistema de Comando em Operações (SCO), onde as autoridades do Grac se reunirão para tomar decisões em tempo real, monitorando e respondendo às necessidades emergenciais da comunidade.
Para manter a população informada e garantir a rápida resposta às emergências, a sede da Defesa Civil municipal estará operando como a Central de Recebimento de Informações, que pode ser contatada pelos seguintes meios: telefone 199 (24 horas), WhatsApp 99261-4287 (24 horas) e 3345-0702 (horário comercial). A Polícia Militar também atenderá as ocorrências normalmente pelo 190 e os Bombeiros Mliltares por meio do 193.
A Secretaria de Assistência Social está em estado de alerta e pronta para ativar um abrigo no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, caso a necessidade de alojamento temporário se torne uma realidade.
As autoridades locais reforçam a importância de que os residentes em áreas vulneráveis adotem medidas de precaução, como evitar deslocamentos desnecessários, monitorar constantemente as informações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades. A prefeitura de Balneário Piçarras continuará acompanhando de perto a situação e tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade diante das previsões adversas de chuva intensa.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde