Governo de Santa Catarina lança licitação para restauração e ampliação do Museu Nacional do Mar

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

O Governo de Santa Catarina lançou o edital de concorrência eletrônica n.º 220/2024 para a contratação de uma empresa especializada em obras de arquitetura e engenharia. O objetivo é realizar a restauração e ampliação do Museu Nacional do Mar, localizado na Rua Manoel Lourenço de Andrade, 133, no Centro Histórico de São Francisco do Sul.

O projeto visa modernizar e ampliar as instalações do museu, um dos principais patrimônios culturais e turísticos de São Francisco do Sul, garantindo a preservação de sua história e o aprimoramento de sua infraestrutura para melhor atender visitantes e pesquisadores.

Empresas interessadas devem acessar o edital completo e seus anexos por meio do Portal de Compras do Governo de Santa Catarina. A entrega final das propostas está marcada para o dia 16 de janeiro de 2025, às 14h15.

Sobre o Museu

O Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, localizado em São Francisco do Sul, é um dos mais importantes do Brasil dedicados à preservação da cultura e história marítima do país. Inaugurado em 1992, o museu abriga um acervo significativo de embarcações tradicionais brasileiras e peças relacionadas à navegação.

Entretanto, o espaço está com as portas fechadas desde abril de 2020, quando a necessidade de reformas estruturais foi identificada, incluindo problemas de infiltração, deterioração da madeira e inadequação das instalações elétricas. Desde então, o local aguarda uma revitalização para garantir sua reabertura ao público com segurança e qualidade.

Nos últimos anos, a Prefeitura de São Francisco do Sul e órgãos estaduais têm intensificado esforços para viabilizar a restauração do museu. A iniciativa busca modernizar o museu e preservar sua relevância histórica e cultural, além de devolver o equipamento à comunidade e ao turismo regional.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira