Formados os primeiros Guardiões Bandeira Azul de São Francisco do Sul para temporada 2024/2025

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

A Escola Municipal Carlos da Costa Pereira foi a primeira instituição de ensino a tempo integral a receber o programa “Guardião Bandeira Azul”, marcando o início das atividades da temporada 2024/2025. O objetivo central do programa é formar crianças como multiplicadores socioambientais, engajando os estudantes em causas ambientais vinculadas ao contexto do Programa Bandeira Azul.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Ame São Chico, e conta com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, além do patrocínio da ArcelorMittal, certificada com o Selo Empresa Azul.

De acordo com Adailton Estácio, gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “programas de educação ambiental são fundamentais para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental. Eles ensinam sustentabilidade e a relação entre as ações humanas e a natureza, promovendo atitudes responsáveis desde cedo. Essas iniciativas incentivam práticas como a reciclagem e a economia de recursos, além de criar uma conexão emocional com a natureza por meio de atividades interativas, como visitas a áreas naturais. Dessa forma, estamos preparando futuras gerações para um mundo mais sustentável.”

Após o sucesso na primeira escola, o programa continuará nas escolas municipais João Germano Machado, Franklin de Oliveira e CAIC Irmã Joaquina. As atividades incluirão aulas teóricas e visitas técnicas, com o objetivo de aprofundar o aprendizado e promover a prática socioambiental entre os alunos.

Ainda segundo Adailton Estácio, “este é um projeto piloto, desenvolvido em conjunto com o programa de capacitação do trade turístico ‘São Chico: Destino Turístico Bandeira Azul’. Os resultados observados até agora, tanto na capacitação do trade quanto na primeira turma de guardiões formados, indicam que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende dar continuidade ao programa durante a baixa temporada. A intenção é permitir que os atores sociais do município assumam um papel de protagonismo e colaborem com o poder público na preservação do meio ambiente.”

A iniciativa reforça o compromisso de São Francisco do Sul com a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais, integrando comunidade e poder público em ações concretas de sustentabilidade.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei vence Viapol São José em jogo equilibrado e mantém sequência positiva na Superliga

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos