Filas nas unidades de saúde de São Francisco do Sul tem queda desde o último ano

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

As filas de espera por exames e cirurgias na Rede Municipal de Saúde de São Francisco do Sul têm reduzido desde o ano passado. Por mês, são atendidas 12 mil pessoas nas unidades de todo o município. A totalidade de pessoas encaminhadas para exames e cirurgias de baixa, média e alta complexidade, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), chega a 1,5 mil mensalmente.

De acordo com o secretário de Saúde, Jefferson Pacheco de Moraes, a espera foi reduzida a um tempo de três meses para realização dos procedimentos. “Nós quase zeramos a fila. Essa melhoria se deve a ampliação de recursos no consórcio CIS Amunesc, pactuação com a Secretaria da Saúde de Joinville e a regulação estadual”, explica o gestor e complementa: “outro avanço foi a contratação de mais médicos e as melhorias nos salários desses profissionais”.

Ivan Del Mar Hasse, 53 anos, é uma das pessoas beneficiadas no atendimento da Rede Municipal de Saúde. Morador da Praia Grande, ele teve acesso ao serviço de Estratégia Saúde Família. Também realizou exames por meio do TFD, assim como todos encaminhamentos para procedimentos de alta complexidade no coração e intestino. “Para mim o atendimento funcionou como uma benção e faço acompanhamento até hoje”, disse.

Entre os exames que a comunidade tem acesso estão, por exemplo, ressonância magnética, tomografias computadorizadas, exames em audiologia, oftalmologia e cardiologia, entre outros. “O paciente é atendido na atenção básica, o médico solicita exames ou faz encaminhamento para consulta com especialista, e após a realização, o paciente retorna ao seu médico”, explica a gerente de Média e Alta Complexidade, Eunice Lia Brandt. Até julho de 2022 eram investidos mensalmente R$ 43 mil no consórcio CIS Amunesc, desde então aumentou para R$ 219 mil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos