Festival de Ópera de Joinville inicia neste domingo; confira os detalhes do evento 

Pablo Teixeira/Divulgação

A espera termina no domingo de Dia dos Pais. Como um presente para Joinville e toda a região, o Festival de Ópera retoma sua trajetória após quatro anos, apostando novamente numa produção de alta qualidade e em grandes talentos, locais e nacionais. Neste domingo, 14, a abertura da terceira edição do evento ainda homenageará os 92 anos de inauguração do teatro da Sociedade Harmonia-Lyra, palco histórico da arte e da cultura joinvilenses.

O 3º Festival de Ópera de Joinville começa neste domingo, 14, às 17 horas, com um concerto dedicado à obra de Mozart. Os protagonistas serão o pianista Matheus Alborghetti e os cantores líricos Sávio Sperandio, Giovanni Tristacci (tenor), Carla Domingues (soprano), Ester Martins (soprano) e o barítono joinvilense Douglas Hahn.

Também diretor artístico do evento, Douglas é sinônimo de canto lírico em Joinville e em Santa Catarina. Em 25 anos de carreira, tem mais de 40 papéis no currículo, interpretados em algumas das mais importantes casas de ópera da América Latina. Em 2022, já atuou na capital paulista em três montagens e na “La Traviata” da Camerata Florianópolis, no CIC. Colaborou para a criação do projeto Interlúdio e do Festival de Ópera, na Sociedade Harmonia-Lyra, e hoje, além da atuação nos palcos, se empenha na formação de novos cantores líricos.

Sávio Sperandio é considerado o maior baixo do Brasil na atualidade. Dono de uma voz e presença cênica marcantes, tem se apresentado nos principais teatros do País e em casas consagradas em Buenos Aires, Madri, Valência, na Eslovênia e em festivais europeus de ópera.

Giovanni Tristacci tem sólida carreira nacional e internacional, marcando presença em importantes teatros e casas de ópera no Brasil, na América Latina e na Europa, além de ter especialização no Centro de Perfeccionamiento Plácido Domingo, na Espanha. Carla Domingues atua como solista em recitais, concertos e óperas à frente de importantes orquestras do Brasil, Uruguai, Chile e Itália, e também é presença constante nos espetáculos da Camerata Florianópolis.

Aluna de Douglas Hahn, Ester Martins é formada pela Escola de Música Villa-Lobos, sendo um novo talento do canto lírico que desponta nos palcos joinvilenses e ganha os primeiros holofotes no Festival de Ópera.

Este concerto será reprisado no dia 18, às 20 horas. Ambos têm ingressos solidários e limitados, que podem ser retirados na secretaria da Harmonia-Lyra mediante a entrega de 2kg de alimento ou caixas de leite, que serão doados ao Lar Abdon Batista.

O 3º Festival de Ópera de Joinville prossegue nos dias 24 e 26 de agosto, quando acontecem as apresentações da montagem local de “Don Pasquale”, ópera bufa escrita pelo italiano Gaetano Donizetti e cuja estreia data de 1843. Os cantores Sávio Sperandio, Giovanni Tristacci, Carla Domingues, Douglas Hahn e Luan Cavalleri interpretam a história de um velho rico e celibatário que cria uma grande confusão ao deserdar o sobrinho por querer casar com uma jovem pobre e buscar uma noiva para si. A regência da orquestra acompanhante será do maestro André dos Santos (SP), que já regeu óperas na América do Sul e na Europa. Para estas datas, os ingressos estão à venda na secretaria da Lyra e no site Eticket Center.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos