Estreia da Orquestra Jovem Musicarium ocorre nesta quarta-feira, em apresentação gratuita

Alta performance dos alunos antecipou em um ano o lançamento da Orquestra
Foto: Musicarium/Divulgação.

A dedicação, a paixão e a vontade de aprender cada vez mais a música são alguns dos ingredientes que têm transformado a vida de jovens talentos no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira. Localizado em SC, o centro de formação orquestral está construindo uma jornada de cultura educacional e musical humanista e de excelência. Não por acaso, na próxima quarta, dia 21, haverá um concerto que marca a estreia da Orquestra Jovem Musicarium.

O evento, gratuito para a comunidade e destinado também para patrocinadores e parceiros, será realizado no Core Excellence Center, às 19h30. Prevista para ser lançada em 2025, a Orquestra Jovem faz sua estreia um ano antes, comprovando que alta performance de alunos e professores têm dado um excelente resultado ao longo dos anos. “Estamos lançando a Orquestra Jovem com um ano de antecedência ao originalmente planejado e será, sem dúvida, um grande espetáculo”, completa o presidente do Conselho de Administração do Musicarium, Ernesto Heinzelmann.

O concerto contará com a presença do maestro convidado e integrante da Orquestra Sinfônica de Madri, o russo Albert Skuratov. “Ele é um grande amigo do Musicarium. É mais um passo para a internacionalização da Orquestra, fazendo esse intercâmbio com grandes professores e jovens do mundo da música orquestral”, declara Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.

Além do concerto de estreia da Orquestra Jovem, composta hoje por cerca de 50 alunos – destacando que, atualmente, o Musicarium atende 180 jovens bolsistas -, haverá ainda apresentações nos dias 19, segunda, às 19h30 – Concerto com Conjunto de Sopros; e no dia 20, terça, às 19h30 – com Camerata de Cordas e Grupo de Percussão. As apresentações dos dias 19 e 20 fazem parte da programação de Oficinas Musicarium, que reúne vários professores convidados para realizarem um intensivo de ensaios e masterclasses com os alunos.

Todos os concertos são gratuitos, mas os ingressos precisam ser reservados via Sympla e/ou Instagram (confira os links abaixo).

Sobre o Musicarium
É um centro de formação profissional de jovens músicos e orquestras de excelência. Investe em alunos apaixonados por música e que tenham como objetivo seguir carreira como profissionais, almejando integrar a futura Orquestra Filarmônica do Musicarium (2030) e/ou atuando como professores na Academia de Música, criando, assim, um ciclo virtuoso de formação. O Musicarium tem como propósito desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação humanista e cultura musical de excelência. São mais de 180 alunos bolsistas, a maioria vinda da rede pública de ensino de diversas cidades. Os alunos recebem no Musicarium a melhor formação musical para se tornarem músicos de alta performance e cidadãos de referência, aptos para contribuir com a transformação sociocultural do país. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos