Estado assina convênio com o município de Joinville para fortalecer atuação dos Bombeiros Voluntários

Foto: Eduardo Valente/GOVSC.

O governador do Estado, Jorginho Mello, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza e do prefeito Adriano Silva, que é bombeiro voluntário, assinou neste domingo, 9, o ato de renovação do convênio entre o CBMSC e os Bombeiros Voluntários de Joinville. Também participou do ato o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários, o Moacir Thomazi.

O acordo será firmado por meio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, garantindo o repasse de recursos provenientes das taxas de segurança contra incêndio.

Em Joinville, o CBMSC atua nos serviços de análise de projetos e vistorias do sistema preventivo contra incêndios para aqueles que pretendem explorar atividades comerciais, empresariais ou de prestação de serviços em edificações. Os Bombeiros Voluntários atuam na segurança contra incêndios, busca e salvamento. Com esse convênio, 50% do valor das taxas provenientes desse serviço vão para os bombeiros militares em Joinville e os outros 50% para o município que pode reverter para os bombeiros voluntários e para outros trabalhos correspondentes à segurança contra incêndio.

“Os Bombeiros Voluntários em Joinville prestam um serviço fundamental no combate a incêndios e para salvar a vida das pessoas. E por isso esse convênio, que vem fortalecer essa atividade e a instituição que é tão importante pro município”, destacou o governador.

“Havia uma discussão sobre quem tinha competência para executar os serviços de análise de projetos e de vistorias. Com uma decisão do STF em 2023, foi definido que essa é uma competência do órgão estadual, no caso, o Corpo de Bombeiros Militares de SC. O Bombeiro Voluntário de Joinville vai continuar atuando na área operacional, combate a incêndio e tudo aquilo que o bombeiro normalmente faz para proteção e salvamento. Com esse convênio, 50% do valor das taxas provenientes desse serviço de análises e vistorias vão para os bombeiros militares em Joinville e os outros 50% para o município que pode reverter para os bombeiros voluntários e para outros trabalhos correspondentes à segurança contra incêndio”, explicou o comandante-geral, Fabiano de Souza.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

Araquari: crescimento acelerado e investimentos que transformam a cidade

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Procon de Joinville divulga pesquisas de preços da cesta básica e do churrasco

Prefeitura publica Decreto que autoriza outorga em terrenos de trecho da rua Dona Francisca que será duplicado

Estrutura da 35ª Festilha começa a ser montada no Centro Histórico