Esquenta de carnaval abre programação neste sábado, em Joinville

Grito de carnaval será feito neste sábado, com música, feiras e um cortejo dos blocos de carnaval pelas ruas centrais de Joinville
Foto: Liga das Escolas de Samba de Joinville

O final de semana que antecede a programação oficial do Carnaval de Joinville promete preparar o público para a folia. O Grito de Carnaval será realizado em meio à atrações culturais e atividades para todos os gostos na tarde deste sábado, 4, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).

A programação começa às 10h, com a tradicional Feira Jardim Criativo, que terá uma edição especial voltada para a temática da folia. Nos jardins do museu, o público poderá conferir a comercialização de produtos feitos à mão, moda autoral e de brechós, além de gastronomia diferenciada e de qualidade. Serão 30 expositores, com destaque para a venda de fantasias e adereços típicos de Carnaval. A programação será embalada por atrações musicais com samba e axé no fim de tarde. A Feira Jardim Criativo ocorre também no domingo, entre 10 e 17 horas.

No sábado, a partir das 18h, começam as primeiras movimentações dos blocos de Carnaval, com a chegada dos foliões e a preparação para o início do cortejo, marcado para às 19h.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, a iniciativa é uma forma de animar os amantes do Carnaval e incentivar os organizadores dos blocos a se reorganizarem, já que as comemorações não ocorreram em 2021 e 2022 devido à pandemia de Covid-19.

“Quem não tiver um bloco definido e quiser participar, ou mesmo grupos de pessoas que querem criar um bloquinho, podem ir diretamente ao local e se integrar com o restante dos foliões. Não é necessário fazer inscrição para participar”, explica o secretário.

Até agora, 15 blocos já confirmaram presença à Liga das Escolas de Samba de Joinville (Liesj).

Como vai ser o esquenta

O cortejo inicia, às 19h, de sábado, na rua Jaraguá, na esquina com a rua Quinze de Novembro, em frente ao MAJ. Depois, segue pela Rua XV em direção ao Centro, desce a Conselheiro Arp e entra na Rua Max Colin. O trajeto encerra no Soma Bar, na altura do número 1399, e será acompanhado por agentes de trânsito. O trajeto tem 1 quilômetro e deverá ser percorrido por todos os blocos até as 20h. Neste período, as vias serão bloqueadas temporariamente para o trânsito de veículos.

O Grito de Carnaval servirá também como ensaio, já que no domingo, 12, haverá o Encontro de Blocos na Avenida Beira-Rio.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos