Escolas e CEIs Municipais de Joinville recebem kits com materiais em braille para auxiliar no aprendizado de alunos cegos ou baixa visão

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A Rede Municipal de Ensino de Joinville recebeu uma nova ferramenta para auxiliar os professores na alfabetização e aprendizado dos alunos cegos, com baixa visão ou outras deficiências visuais. Em evento realizado nesta quinta-feira, 4, todas as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) receberam kits de Lego Braille Bricks, em uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Ao todo, foram doados 333 kits gratuitamente para o município pelo Programa Braille Bricks Brasil. Eles foram entregues para unidades escolares que possuem salas de recursos multifuncionais e também para Escolas e CEIs com alunos de 4 a 10 anos com deficiência visual ou cegueira.

Na prática, os blocos de Lego foram produzidos com relevos em braille para que os alunos identifiquem números e letras. De acordo com o secretário de Educação, Diego Calegari, o material possibilitará o desenvolvimento de uma série de atividades pedagógicas de maneira lúdica com as crianças.

“Essa é mais uma ferramenta para dar oportunidade para todos os alunos aprenderem. Nós já temos escolas bilíngues para alunos surdos, temos os óculos especiais para alunos cegos ou com deficiência que ajudam na identificação visual dos estudantes, entre outras ações e projetos que temos entregado para as escolas para ajudar a torná-las genuinamente inclusivas”, detalha.

Durante o evento, cinco professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) apresentaram as experiências pedagógicas que tiveram com os kits durante a formação sobre o material realizada ao longo de três meses. Ao todo, foram 100 horas formativas para que mais de 70 profissionais fossem capacitados para usar a ferramenta em sala de aula.

O objetivo é que as Escolas e CEIs realizem atividades integradas entre alunos cegos ou com deficiência visual e os demais estudantes, proporcionando um aprendizado coletivo e inclusivo para toda a unidade escolar.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos