Escola Municipal vence prêmio nacional com projeto sobre alimentação saudável

O projeto foi vencedor da seletiva escolar envolvendo mais de 30 trabalhos

Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Professora Virgínia Soares, localizada no bairro Floresta, foi vencedor do prêmio nacional Crianças Mais Saudáveis, realizado pela Fundação Nestlé Brasil. O trabalho buscou promover a alimentação saudável e nutritiva aos alunos, além de uma rotina de exercícios físicos.

A iniciativa nasceu no início do ano letivo envolvendo as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental de maneira interdisciplinar. Segundo a diretora, Susana Cercal do Nascimento, foi um privilégio vencer o prêmio, mas também de proporcionar aprendizagens significativas para os alunos.

“A nossa escola tem cultura de participar de prêmios, mas acima de tudo de oportunizar mensagens significativas para os nossos estudantes. A alimentação saudável é uma necessidade e eles estão na idade certa para começar a criar bons hábitos, se tornando também multiplicadores desse conhecimento”, comenta.

A Fundação Nestlé Brasil premiou os dois melhores projetos de cada região do país, entre eles o trabalho realizado na escola Virgínia Soares. Com o reconhecimento, a unidade joinvilense também receberá R$38 mil para fazer alguns investimentos, como na revitalização da horta pedagógica e do refeitório.

Como funcionou o projeto com os alunos

A primeira etapa envolveu a Matemática, com o levantamento dos pesos e medidas dos próprios estudantes, além de aprenderem como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir do resultado, criou-se a problemática de como melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, na disciplina de Ciências, os alunos pesquisaram sobre hábitos alimentares e, em parceria com as famílias, montaram pratos divertidos que representavam a alimentação saudável. Na etapa final do projeto, a professora de Educação Física ainda trabalhou com os alunos quais seriam as atividades físicas mais apropriadas para cada idade.

O projeto foi vencedor da seletiva escolar envolvendo mais de 30 trabalhos para definir o representante da unidade para a Feira Municipal de Matemática, além de ter sido inscrito no prêmio nacional Crianças Mais Saudáveis.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos