Escola Bolshoi faz programação intensa para comemorar o Dia Mundial da Dança

Foto: Bolshoi/Divulgação.

Escola Bolshoi faz programação intensa para comemorar o Dia Mundial da DançaNo dia 29 de abril é comemorado o Dia Mundial da Dança. Para celebrar a data, a partir do dia 26 de abril até 3 de maio, a Escola Bolshoi, organiza diversas atrações abertas para a comunidade e gratuitas. A programação especial conta com espetáculos, palestra e lives. Ao todo serão 10 espetáculos levados para escolas da rede pública de Joinville e três abertos para público em geral na sede da Escola Bolshoi.

Programação Especial

No dia 26 de abril, sexta-feira, acontecem os espetáculos abertos para a comunidade na sede da Escola Bolshoi. Às 11h15 e 17h15, a programação fica por conta dos alunos e bailarinos da Escola Bolshoi, com a Sexta com Arte Especial. O público vai prestigiar um espetáculo inédito, com um pouquinho de cada repertório da Escola Bolshoi, que promete cativar a plateia.

Às 18h30, do dia 26 de abril, acontece a palestra Empreendedorismo Criativo: Estratégias para o Sucesso no Mundo da Dança, com a Helena Uliano Koch fundadora do Joinville Dance Camp e da Mostra de Dança Joinfestival. No mundo da dança, o sucesso vai além dos movimentos e da expressão artística – requer uma abordagem empreendedora criativa. É nesse espírito que a palestra promete iluminar os caminhos para dançarinos, coreógrafos e profissionais do setor, revelando segredos para transformar paixão em negócios prósperos. Inscrições: ⁠www.joinvilledancecamp.com.br

Ainda no dia 26 de abril, às 20h, acontece uma mostra artística preparada pelos grupos de dança da cidade de Joinville, “Joinville que Dança”, na Escola Bolshoi. Uma iniciativa que simboliza a união através da dança e enriquece a comunidade com uma exibição vibrante, cheia de talento e criatividade.

Todos os espetáculos são gratuitos e com ingressos limitados e por ordem de chegada. Os espetáculos serão transmitidos via Youtube da Escola Bolshoi.

No dia 29 de abril, segunda-feira, na Escola Bolshoi haverá ações internas para os alunos e uma live no Instagram, às 19h, para os amantes da metodologia Vaganova.

Bolshoi nas Escolas

Para ressaltar a importância dessa data a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil preparou uma série de espetáculos gratuitos para alunos das Escolas Municipais de Joinville. As apresentações serão realizadas dentro das próprias escolas, e vão englobar estudantes dos períodos matutino e vespertino. A ação ocorre nos dias 26, 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio.

O Bolshoi está empenhado em levar a dança às escolas como parte de sua missão de promover o acesso à arte e à cultura para todos. Essa iniciativa visa proporcionar experiências enriquecedoras oferecendo a oportunidade de se envolverem com a dança de uma forma educativa e inspiradora. Ao levar apresentações, o Bolshoi amplia o acesso à arte e promove o desenvolvimento pessoal e cultural dos alunos, estimulando a criatividade, a expressão e o bem-estar geral. Essa abordagem holística contribui para a formação de indivíduos mais completos e conscientes da importância da arte em suas vidas.

Cronograma das Escolas com apresentações artísticas:

26 de abril

  • 10h30 – E.M Geraldo Wetzel
  • 15h – E.M Elizabeth Von Dreifuss

29 de abril

  • 10h30 – CEI Espinheiros
  • 15h – E.M Ana Maria Harger

30 de abril

  • 10h30 – CEI Bem Me Quer
  • 15h – CEI Dep. Pedro Paulo Hings Colin

02 de maio

  • 10h30 – E.M Pauline Parucker
  • 15h – CEI Marilene dos Passos Santos

03 de maio de 2024

  • 10h30 – E.M Doutor José Navarro Lins
  • 15h – E.M Nelson de Miranda Coutinho

Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança é celebrado em 29 de abril para homenagear ao nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna. Esta data foi estabelecida pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO em 1982, e desde então tem sido comemorada em todo o mundo.

O Dia Mundial da Dança é uma oportunidade para celebrar essa forma de arte e destacar sua importância cultural e social. Em todo o mundo, são organizados eventos, apresentações e workshops para comemorar a data. Através da dança, as pessoas podem se conectar umas com as outras, independentemente de sua origem cultural, idade ou habilidade.

Bolshoi Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 24 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 240 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKE e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira