Entenda o impacto da interdição da BR-101 no sul do estado

Foto: Divulgação.

Após mais de dois dias de bloqueio total devido a quedas de barreiras, afundamento da pista e abertura de crateras, a BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi parcialmente liberada nesta terça-feira, 16. A interrupção afetou severamente o fluxo de veículos na principal conexão entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina com o restante do país, em ambos os sentidos.

A região, vital para o transporte de cargas e o deslocamento de pacientes e moradores locais, enfrentou uma situação de emergência que resultou em longas filas e transtornos para os usuários da rodovia. A recomendação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é evitar a área, devido às condições precárias da pista e às chuvas contínuas que persistem na região.

A concessionária Arteris Litoral Sul tomou medidas para amenizar os inconvenientes enfrentados pelos motoristas retidos, instalando banheiros e disponibilizando água. No entanto, os impactos da interrupção vão além do congestionamento. José Leles, presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (Icetran), alerta para os prejuízos econômicos, como perda de produtos perecíveis devido às horas de espera e possíveis atrasos nas entregas.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade