Enem 2023: primeira prova com maior ênfase em textos e nível de dificuldade médio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 chegou ao fim, e agora, os candidatos que participaram do exame se preparam para as provas do próximo domingo, 12. De acordo com relatos de estudantes, a prova foi considerada desafiadora, com uma maior ênfase em texto em comparação com edições anteriores, com menos gráficos e tirinhas. No entanto, professores avaliaram o nível de dificuldade como médio para esta edição.

No primeiro domingo, os candidatos enfrentaram questões de linguagens, ciências humanas e a redação, enquanto o próximo domingo apresentará as provas de ciências da natureza e matemática, totalizando 180 questões, com 45 em cada área do conhecimento.

Do ponto de vista dos professores, a prova deste domingo foi avaliada como de nível de dificuldade médio para fácil, com a observação de que muitos tópicos do ensino médio não foram abordados. No entanto, destacaram a relevância das questões sociais, como racismo e questões de gênero, presentes na prova, e como essas questões desafiaram os alunos a aplicar o conteúdo à vida cotidiana.

Os professores também notaram que esta edição do Enem continha menos imagens em comparação com edições anteriores, com um foco predominante em textos. Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, compartilhou essa perspectiva, destacando a importância da leitura dos textos para relacionar os conhecimentos específicos com a atualidade e os problemas sociais.

O Enem continua a ser a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser uma opção para ingressar em universidades no exterior.

*Com informações da Agência Brasil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos