Educação de SC promove Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher para conscientizar estudantes e comunidades

Foto: Ricardo Trida/Arquivo/SECOM.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina promove a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher entre esta segunda, 10, e sexta-feira,14. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a temática, assegurando que os estudantes conheçam os seus direitos e saibam orientar quem precisa de proteção.

Para realizar a iniciativa, as 37 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) mobilizaram as unidades escolares para sensibilização, estudo e planejamento de atividades pedagógicas a serem executadas durante a semana. Além das CREs, o Instituto Estadual de Educação organizou sua própria programação. Entre as ações previstas estão palestras, rodas de conversa e apresentações.

Material de apoio

Com o intuito de fornecer um material de apoio aos professores, estudantes e comunidade escolar, a SED elaborou o Caderno Pedagógico Combate à Violência contra a Mulher. Nele, os envolvidos poderão obter informações para estudo, elaboração e planejamento de ações pedagógicas a respeito da temática, subsidiando o pleno cumprimento da Lei Nº 14.164/2021 (art. 2º da Lei Federal nº 14.164/2021) que altera as diretrizes da Educação, inserindo o tema da violência doméstica no currículo escolar. Além do caderno, a SED também produziu um documento com sugestões de atividades sobre o tema.

“Independente da data ou da semana, precisa estar no currículo de maneira interdisciplinar, uma política pública de Estado. O combate à violência contra a mulher deve começar desde cedo. Por isso, a importância de reforçar o tema ao longo da Semana Escolar. Cada Coordenadoria Regional, a partir da sua realidade e dos indicadores dos tipos de violência de sua região, terá autonomia para buscar a melhor maneira de debater o tema nas nossas escolas”, ressalta a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado e Fecam avançam na criação de cadastro estadual para pessoas em situação de rua

Prédios públicos de São Francisco do Sul serão iluminados de azul em campanha pelo Autismo

Oficina gratuita amplia olhar sobre a palhaçaria em Joinville

Campanha solidária de Páscoa: doe chocolates para instituições sociais de Joinville

Furto na Câmara de Araquari: equipamentos e pertences são levados durante o fim de semana

Abril Laranja: Santa Catarina intensifica Campanha de prevenção contra a crueldade animal