São Francisco do Sul passa a contar com dois contentores subterrâneos de resíduos orgânicos que poderão ser usados por moradores, turistas e comerciantes. Os equipamentos têm duas bocas, cada um possui mil litros de capacidade e são os primeiros desta modalidade na cidade. Começaram a funcionar nesta terça-feira, 6, e estão instalados em frente ao Mercado Público Municipal, no Centro Histórico. A coleta de resíduos orgânicos e recicláveis continua sendo realizada duas vezes ao dia.
Operando 24 horas por dia, esses equipamentos foram projetados para a coleta exclusiva de resíduos orgânicos. Poderão ser descartados no local restos de alimentos, como casca de frutas, sobras de refeições, borra de café, fraldas, além de papéis sujos, como guardanapos e papel higiênico. Esses contentores armazenam os resíduos abaixo do nível do solo, mantendo visíveis apenas as aberturas externas para coleta de lixo. Os equipamentos evitam odores, previnem vetores e são compactos, onde o resíduo fica soterrado e o sistema é suspenso somente na hora da coleta.
Os dois contentores foram instalados na cidade por meio de parceria da prefeitura de São Francisco do Sul com a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento. O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho acompanhou os testes de funcionamento com o diretor de Operações da Ambiental, Holdemar Alves, e o gerente Regional da empresa, Luiz Weinand. A obra foi realizada com autorização do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde