Desvendando os pilares de um negócio próspero

Foto: Marten Bjork/Unsplash.

Ter um negócio próspero é desejo de todo empreendedor e isso não é novidade para ninguém. Da mesma forma, basta fazer uma simples busca no Google para receber uma série de dicas “infalíveis” para atingir o sucesso. Meu objetivo aqui não é te apresentar mais algumas ou reforçar outras, mas de fato te convidar a refletir alguns pontos.

Exceto se você herde algo de forma inesperada, fora isso a criação de um negócio sempre estará ancorada em um desejo. Alguns desejam mais dinheiro, ou mais independência, outros ainda buscam liberdade e comodidade, todos desejamos algo.

E com o desejo iniciamos essa conversa. Se você deseja é porque de alguma forma aquilo faz sentido para você. Então, esse é o primeiro aspecto que deve ser observado: de fato quanto disso está conectado com o meu propósito de vida?
É preciso ter uma compreensão honesta e madura e responder para si algumas perguntas:

  • Esse projeto fere as minhas crenças pessoais?
  • Você sente orgulho quando conta para outras pessoas sobre seu projeto?
  • Você envolveria alguém que ama nele?
    Não tem como falarmos de sucesso profissional se não considerarmos o impacto no pessoal. Porque tudo é sobre pessoas.

Recentemente comprei um produto pela internet. Algo personalizado, bem especial, e uma das coisas que mais me chamou a atenção e me deu tranquilidade para fazer a compra é porque entrei na página do Instagram da marca e tinha um reels do proprietário se apresentando e dando, literalmente, um rosto para a marca. Tive um problema ao longo do processo e adivinhem de quem eu cobrei quando não obtive sucesso com os canais de atendimento da loja?

Sim! Localizei o perfil dele e mandei uma mensagem explicando a minha situação. Prontamente ele me acionou e minhas respostas chegaram.

Conectando a esse ponto, vem o segundo aspecto que eu defino como primordial nessa construção do sucesso. Você tem pessoas engajadas no seu projeto ou só trabalhando para o seu negócio?
Vai chegar um momento que seu negócio vai crescer em uma proporção que você não dará conta de seguir sozinho, precisará de outros braços. Neste aspecto existem dois erros comuns:

  • Não consigo delegar, permaneço no operacional e não tenho tempo para a estratégia.
  • Contrato sem considerar o match do perfil da pessoa com o perfil do meu projeto.

Sucesso é algo muito individual. Para cada um tem um significado, um peso e uma medida diferente, o importante nessa trajetória é respeitar a sua jornada e sua realidade. Não se compare aos outros e jamais se limite na limitação dos outros, mas reflita se de fato o que você escolher percorrer está alinhado com o que realmente te traz brilho nos olhos e força para perseverar.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Andrini Vieira
Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos