Mariano Loiácono e Pablo Raposo são as atrações do lançamento do Harmonia Jazz Festival, na Sociedade Harmonia-Lyra
A noite desta quinta-feira (17) na Sociedade Harmonia-Lyra terá momentos de virtuosismo e melodias perfeitas, mas também será de vislumbrar um futuro breve. Isso porque Mariano Loiácono e Pablo Raposo, dois destaques da cena jazzística argentina, são as atrações do lançamento do Harmonia Jazz Festival, grande evento que acontecerá em novembro em Joinville. Os ingressos estão à venda na secretaria da Lyra e no site www.eticketcenter.com.br.
Músicos experientes e renomados em seu país natal, Loiácono (trompete) e Raposo (piano) serão acompanhados por dois instrumentistas de Florianópolis, o contrabaixista Tiê Fernandes e o baterista Mauro Borghezan, em interpretações de clássicos da era dourada do jazz swing, cujo auge foi nos anos 1930.
Mariano Loiácono dividiu concertos e festivais com grandes nomes internacionais do jazz, como Jeff “Train” Watts, Rufus Reid, Billy Cobham e Cyrus Chesnuts. Seu disco de 2015, “Black Soul”, foi eleito o melhor disco argentino de jazz do ano. Ele também é professor e diretor da Orquestra de Jazz de la Empa, escola de música de Avellaneda. Pablo Raposo, por sua vez, já tocou com os principais nomes da cena jazzística argentina, além de estrelas como Winton Marsalis. Ajudou a fundar a Escuela de Música Satch, orientada para o jazz, e leciona piano na Escola de Música Popular Sadem.
O Harmonia Jazz Festival colocará novamente a cidade no mapa dos amantes do gênero, 13 anos depois da oitava e derradeira edição do Joinville Jazz Festival. Com aspirações internacionais, o evento deve atrair músicos dos Estados Unidos, Hungria e Holanda, além de artistas locais e nacionais. A Sociedade Harmonia-Lyra e outros espaços serão palcos deste novo projeto cultural.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde