A Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja na tarde desta terça-feira, 4, devido às chuvas intensas que atingiram a cidade e causaram alagamentos em diferentes pontos. Pela primeira vez, os moradores receberam um alerta sonoro e por mensagem de texto via GPS, informando sobre o risco de enxurradas e recomendando que buscassem locais seguros.
O alerta foi disparado às 15h17 e indicava risco de alagamento na cidade na hora seguinte. A recomendação da Defesa Civil era para que a população evitasse atravessar áreas alagadas ou submersas. O sistema de alerta por GPS já estava disponível desde o fim do ano passado, mas só foi acionado agora para orientar os moradores diante do risco iminente.
Minutos antes, a Defesa Civil do município havia elevado o Plancon para o nível Laranja, mobilizando equipes de resgate e demais secretarias municipais para atendimento de possíveis ocorrências. Alagamentos foram registrados em ruas dos bairros Costa e Silva e Distrito Industrial, incluindo trechos como a Rua Guia Lopes, a esquina da Dona Francisca com Rui Barbosa, Dona Francisca com Vice-Prefeito Luiz Carlos Garcia, além de vias como a Avenida Marquês de Olinda e as ruas Jacob com Inambu e José Manoel de Souza.
Até o momento, não há registro oficial de ocorrências graves em decorrência da chuva. A instabilidade no tempo é causada pela combinação de calor e umidade, cenário comum durante o verão. Na segunda-feira (3), a Defesa Civil já havia emitido um alerta para o risco de temporais isolados.
A população pode acompanhar atualizações e receber alertas gratuitos enviando o CEP da residência por SMS para o número 40199. Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo 199.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde