Após registrar 20 milímetros de chuva entre a manhã e o final da tarde de domingo, 8, Joinville chegou ao acumulado de 136 milímetros desde o início do período de instabilidade. Apesar disso, a Defesa Civil informa que o número de ocorrências continua em 40, sem novos registros. A previsão é de que as chuvas persistam até a noite desta segunda-feira, 9.
No Morro do Meio, os seis indígenas que estavam abrigados na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin decidiram seguir viagem, deixando o abrigo emergencial vazio. A Defesa Civil alerta, no entanto, que a estrutura pode ser reativada a qualquer momento, conforme a necessidade.
No Paranaguamirim, a Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira foi afetada pela chuva no sábado, 7. Apesar de o local já ter sido esvaziado, as aulas desta segunda-feira, 9, estão suspensas para que a limpeza possa ser concluída. Pais e responsáveis foram avisados ainda no domingo.
Alerta Laranja e orientações
O Plano de Contingência do município segue em Alerta Laranja, com equipes das secretarias municipais, forças de segurança e salvamento em prontidão. A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as condições meteorológicas e realizar o cadastro gratuito para receber os alertas pelo número 40199, enviando o CEP da residência por SMS.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Orientações
Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde