A Defesa Civil de Joinville está monitorando as condições climáticas e a influência da maré alta, nesta sexta-feira e sábado, 4 e 5. Há previsão de rajadas de vento e risco de alagamentos por conta da alta da maré.
A condição é por causa da passagem de uma frente fria em decorrência de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul e de alta pressão no litoral da Argentina e do Uruguai.
O vento ganha força já nas primeiras horas de sexta-feira, com rajadas que podem chegar a 80 km/h no litoral e em áreas de costa. Em Joinville, os ventos podem chegar a 40 e 50 km/h.
Com a intensidade na área litorânea, há um aumento das ondas que interferem na alta da maré em Joinville.
Nesta sexta, às 2h30, o pico de maré será de 1,7m e de 1,4m perto das 21h. No sábado, o pico da maré será às 3h (1,6m) e às 22h (1,3m).
A Defesa Civil recomenda que em caso de vento forte, a população busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Também é preciso evitar transitar ou se abrigar perto de árvores, placas, muros e postes de energia e jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.
A orientação é que a população tenha o hábito de acompanhar as previsões de curto prazo. Para isso, é possível receber os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde