As Defesas Civis de Joinville e Araquari estão em estado de alerta devido à previsão de chuvas volumosas e condições climáticas severas que devem atingir a região entre quarta-feira, 9, e sexta-feira, 11.
Alerta em Joinville
Em Joinville, a Defesa Civil elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível de Alerta Amarelo, com previsão de acumulado de chuva de até 150 mm, além de rajadas de vento que podem causar temporais. A partir da manhã de quarta-feira, a chuva deve se intensificar à tarde, com maior impacto previsto até a madrugada de quinta.
Há risco de inundações, alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas de encostas. A recomendação é que os moradores evitem áreas vulneráveis e sigam orientações de segurança, como buscar abrigo longe de árvores e postes, desligar aparelhos eletrônicos e evitar atravessar ruas alagadas.
Para receber alertas em tempo real via SMS, é possível enviar o CEP da residência para o número 40199. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Alerta em Araquari
A Defesa Civil de Araquari participou de uma reunião com o Grupo de Respostas de Ações Coordenadas (GRAC Estadual) nesta terça-feira, 8, para tratar da formação de um ciclone em alto mar no Rio Grande do Sul, que pode atingir o Estado na quinta-feira, 10. A previsão também inclui chuvas intensas entre quarta e sexta-feira, com riscos elevados para enxurradas e deslizamentos.
Com o Estado sob alerta vermelho desde a madrugada de quarta-feira, Araquari também reforça a importância de seguir as orientações de segurança e acionar as autoridades em caso de necessidade. O contato pode ser feito pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros), ou pelo WhatsApp da Defesa Civil de Araquari: (47) 9-8897-5969.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde