Cultura açoriana é resgatada em São Francisco do Sul em exposição fotográfica

Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

O Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, em São Francisco do Sul, recebeu nesta sexta-feira, 4, a exposição fotográfica “A Baleeira Açoriana”, de Joel Pacheco. A exposição acontece entre os dias 4 e 14 de novembro, no Centro Histórico, das 8 às 18 horas.

“Através de ações como essa, temos o resgate da cultura açoriana, conhecendo a fundo nossa raiz” destacou Cristiane Fernandes, representando a diretoria da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.

Buscando destacar a cultura açoriana no norte do Estado, o fotógrafo Joel Pacheco acompanhou uma regata de baleeiras na cidade de Horta, Ilha do Faial, em Portugal. Lá, decidiu investigar o surgimento, a produção e a utilização da baleeira no arquipélago açoriano e na orla de Santa Catarina.

Pacheco encontrou muitas peculiaridades, sendo as mais visíveis nas técnicas de feitio, desde a madeira até as medidas utilizadas. A exposição é composta por 21 fotografias coloridas e duas miniaturas de baleeiras, sendo uma do modelo açoriano e a outra do modelo da Ilha de Santa Catarina.

“Isso está fazendo com que essa tradição se perca, pois não há documentos navais que ensinem a fazer a baleeira catarinense e nem gerações posteriores interessadas”, conforme analisa Joel Pacheco. Participaram autoridades municipais e do legislativo.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos