O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 13, que algumas medidas econômicas serão apresentadas depois do carnaval. Dentre elas está a correção da tabela do Imposto de Renda, um programa de renegociação de dívidas e até mesmo um novo valor do salário mínimo. De acordo com ele, as propostas já estão na mesa do presidente Lula aguardando sua avaliação.
Para o Imposto de Renda a intenção é isentar quem ganha até dois salários (algo em torno de R$2.640). A ideia inicial era isentar quem ganhasse até R$ 5 mil, mas as discussões giraram em torno dos dois salários mesmo.
Quanto ao “Desenrola”, nome dado ao programa de renegociação de dívidas, a ideia é atender mais de 40 milhões de brasileiros com renda de até dois salários mínimos e que estão com as contas atrasadas e seus nomes negativados. De acordo com a a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, cerca de 70 milhões de pessoas estão com seus nomes prejudicados com as contas atrasadas.
No mesmo pacote deverá ser anunciado o valor do novo salário mínimo para este ano. De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, será retomada a Política de Valorização do Salário Mínimo. Neste caso, o anúncio ficou para o dia 1º de maio.
