Conselho das Entidades Empresariais de Joinville debate infraestrutura com parlamentares eleitos pela região

 A agenda aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 25 de março, na sede da ACIJ.

A infraestrutura foi o principal assunto na pauta da primeira reunião de 2024 entre o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville e os deputados federais e estaduais eleitos pela região. A agenda aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 25 de março, na sede da ACIJ.

Participaram os deputados federais Zé Trovão e Darci de Mato e os deputados estaduais Sargento Lima (atualmente no cargo de secretário de Estado de Segurança Pública), Fernando Krelling, Matheus Cadorin e Maurício Peixer.

Pelas entidades, participaram a presidente da ACIJ, Margi Loyola; o presidente da ACOMAC, José Haveroth; a presidente da AJORPEME, Patricia Furlan Hille; o presidente da CDL, Marcos Antonio Bittencourt; e o presidente da Associação Amigos da Segurança Pública, Gilson Bohn.

Um dos assuntos da pauta foi a repactuação da concessão da BR-101 com a inclusão de obras fundamentais para o trecho que passa por Joinville. Lideranças empresariais e políticas vão articular nova agenda em Brasília com ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a concessionária Arteris para atualização do status desta demanda.

Outro ponto relevante da pauta foi a morosidade das obras de duplicação da BR-280 no trecho entre a BR-101 e São Francisco do Sul. Após a readequação  do projeto das obras, o gargalo agora está no atingimento do limite de percentual de aditivo de recursos, o que projeta a necessidade de uma nova licitação. Entidades e parlamentares vão marcar agenda com prefeitos e associações empresariais das demais cidades por onde passa a BR-280 para definir uma mobilização conjunta em torno da pauta.

Também entrou na pauta os R$ 35 milhões anunciados pelo governador Jorginho Mello no dia do aniversário de Joinville para obras de melhorias na Serra Dona Francisca. Embora o recurso tenha sido anunciado e garantido, ainda não há um prazo previsto para a execução das obras.

Prioridade das entidades junto ao Governo do Estado, a duplicação do trecho urbano da Rua Dona Francisca também foi abordada na reunião. Os deputados lembraram que o governador Jorginho Mello tem reforçado que seu compromisso com esta obra – que já tem projeto executivo aprovado no trecho entre o Elevado Heinz Schulz e o futuro binário entre a Rua Edmundo Doubrawa e a Rua dos Franceses.

Paralelamente, as entidades articulam junto à Prefeitura de Joinville a elaboração do projeto executivo para uma duplicação complementar na Rua Dona Francisca, no trecho entre o Elevado Heinz Schulz e a Rótula do Tecelão, em frente à Döhler.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025