Confira quais empresas foram premiadas pela Semana Lixo Zero em Joinville

Empresas e pessoas que se destacaram na Semana Lixo Zero 22 foram homenageadas nesta quinta, dia 30
Foto: Gabriel Bazt/Divulgação.

O Coletivo Joinville Lixo Zero se reuniu no Farol para realizar o Atitude Cidadã, um título que tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis e de lixo zero. Foram homenageadas 12 ações – pessoas, entidades e empresas que demonstraram, por meio de intervenções locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do conceito do Lixo Zero.

Foram 12 categorias reconhecidas:

  • Voluntária – Vanessa Vicente
  • Influencer – Ju Pamplona
  • Servidor(a) público – Marlene Terezinha Zimmer – Secretaria da Educação
  • ONG – Engenheiros Sem Fronteiras
  • Ação Semana Lixo Zero – Voz dos Oceanos + JIC + Comar + Oceano
  • Empresa – Termotécnica
  • Escola – CEI Célio Gomes
  • Mutirão de Limpeza- Limpeza da Dengue via Vigilância Sanitária
  • Criatividade e Reúso – Fábio Basso
  • Moda com Propósito- Klanns
  • Negócio Lixo Zero – Funcionárias
  • Cooperativa de Reciclagem – Assecrejo

Em uma parceria com a Nidec Global Appliance, 12 troféus foram confeccionados pelos próprios funcionários com diversos resíduos. “O ‘jogar fora’ é uma ilusão. Podemos tirar os resíduos do nosso campo de visão, mas eles continuam circulando dentro do nosso planeta como temos observado com nossa Voz dos Oceanos. Estar ao lado do Coletivo Joinville Lixo Zero e de tantas práticas exemplares nos ajuda a lembrar a sociedade que precisamos repensar a geração e a gestão de resíduos. Que consigamos minimizar seu impacto nos oceanos, no meio ambiente, no nosso planeta”, diz Alexandre Moreno, gerente de Comunicação da Voz dos Oceanos, que esteve em Joinville para receber o Título Atitude Cidadã.

O evento foi realizado no Farol com abertura da Cia Som de Vento. “Reencontrar e reconhecer algumas das iniciativas da nossa cidade é muito inspirador. Por mais que a gente saiba e acompanhe todas as atividades, quando relembramos tudo o que já foi feito deixa meu coração cheio de esperança e com a certeza de que tem muitas conquistas para celebrarmos,” destaca Arthur Rancatti, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil e co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Dia Internacional Lixo Zero

A data para o Atitude Cidadã não foi escolhida por acaso. Dia 30 é o Dia Internacional Lixo Zero, data de reflexão e de oportunidade para compartilhar ainda mais o conceito e práticas lixo zero.
Para saber mais sobre o Coletivo Joinville Lixo Zero acesse o Instagram @joinville.lixozero.

Parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil tem assumido um papel importante nessa causa, pois acredita na transformação atual do modelo linear de consumo e descarte de materiais em um modelo circular, onde os materiais são reutilizados ou reciclados e não há desperdício ou consumo. O ILZB trabalha, também, para promover uma gestão de resíduos sólidos, na busca de incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao consumo e ao descarte de materiais. Por isso, para ter um olhar mais amplo do que pode ser feito, mês a mês, e sensibilizar a comunidade, o ILZB apresenta um calendário pedagógico com as principais ações do ano. Em março, por exemplo, ocorre o Atitude Cidadã. Para saber mais sobre as ações e projetos do Instituto Lixo Zero Brasil, acesse o site www.ilbz.org.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos