Comissão de Saúde da CVJ debate desafios para ampliar agendamento online nas unidades básicas de Joinville

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Vereadores da Comissão de Saúde ouviram de representantes da Secretaria de Saúde que o principal desafio para a implantação de um sistema que permita agendamento online de consultas está na integração entre as plataformas do aplicativo Joinville Fácil e o sistema da Secretaria de Saúde, o Olostech.

Na reunião da comissão sobre o tema, levantado pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), a coordenadora da Unidade Básica de Saúde da Família do Comasa, Fabiane Arriola Santos, trouxe números sobre o agendamento online na unidade, onde um projeto piloto está em desenvolvimento.

A ideia desse sistema é acabar com as “filas da madrugada”. No entanto, o sistema tem sido empregado para o agendamento de 12 vagas diárias, agendadas em geral para a semana seguinte. Nessa sistemática, a UBSF Comasa já agendou 1.240 vagas, com uma taxa de absenteísmo (falta do paciente à consulta) de 10%. Ascendino entendeu como positivo a taxa de absenteísmo do modelo, dado que no sistema presencial a taxa gira em torno de 19%.

O gerente de tecnologia de informação da Secretaria de Saúde, Silvio Lucenir Zietz observou que, atualmente, o principal empecilho é a falta de integração entre o Joinville Fácil e o Olostech. Isso faz com que haja um necessário “retrabalho” da equipe da UBSF tendo que trazer as informações de um sistema para o outro.

Os agendamentos da unidade estão sendo realizados por meio do aplicativo Joinville Fácil e a intenção da secretaria é que todo o contato entre o munícipe e a unidade possa ser realizado por meio desse aplicativo. Entretanto, isso não significa que o cidadão não possa se dirigir normalmente à unidade para fazer o agendamento de consulta.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado e Fecam avançam na criação de cadastro estadual para pessoas em situação de rua

Prédios públicos de São Francisco do Sul serão iluminados de azul em campanha pelo Autismo

Oficina gratuita amplia olhar sobre a palhaçaria em Joinville

Campanha solidária de Páscoa: doe chocolates para instituições sociais de Joinville

Furto na Câmara de Araquari: equipamentos e pertences são levados durante o fim de semana

Abril Laranja: Santa Catarina intensifica Campanha de prevenção contra a crueldade animal