A Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião na tarde desta quarta-feira, 11, três requerimentos com convites a autoridades municipais e estaduais para tratar dos estragos causados pelas chuvas que caíram nos últimos dias em Santa Catarina e sobre os projetos para evitar problemas futuros com desastres naturais. Os requerimentos são de autoria do deputado Pedrão Silvestre (PP).
No primeiro pedido, o parlamentar solicitou à comissão que convide os prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas a apresentarem um relatório sobre os danos provocados pelas chuvas. Os municípios terão até 30 dias para prestarem as informações.
No segundo requerimento, Pedrão requisitou a vinda do secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Armando, para tratar dos planos, projetos, programas e ações do governo catarinense visando ao enfrentamento dos danos causados pelas chuvas.
Já o terceiro requerimento convida os responsáveis pelas barragens para contenção das cheias para apresentarem a situação dessas estruturas e expor os planos de contingência. Pedrão também quer saber sobre a construção de outras barragens pelo estado.
“Não é apenas resolver os danos materiais causados pelas chuvas, mas deixar o estado mais preparado para o futuro”, justificou Pedrão.
Os deputados que participaram da reunião defenderam maior celeridade do poder público no socorro às vítimas das chuvas. O presidente do colegiado, deputado Sérgio Guimarães (União), e o deputado Lucas Neves (Podemos) defenderam a redução da burocracia no atendimento às necessidades dos atingidos por desastre, além da garantia de mais recursos para as ações de Defesa Civil.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde