Com sucesso do Pix, transações via DOC terminam na próxima segunda-feira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Após quatro décadas de operação, o serviço de transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC) será encerrado na próxima segunda-feira, 15, às 22h. Nesse horário, os bancos suspenderão a oferta deste serviço, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, no que se refere à transferência entre instituições financeiras distintas.

O anúncio do fim dessa modalidade de transferência foi feito pelas instituições bancárias no ano passado. A data limite para o agendamento de um DOC é até 29 de fevereiro, sendo que os bancos irão processar os pagamentos até essa data, encerrando definitivamente esse sistema.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixará de ser disponibilizada às 22h da próxima segunda-feira. Essa modalidade era utilizada por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, mas também caiu em desuso.

Nos últimos anos, tanto o DOC quanto a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central que não cobra taxas para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permitia a transferência de recursos até as 22h, com o montante sendo creditado no dia útil seguinte à ordem. Transferências feitas após esse horário só eram concluídas dois dias úteis depois.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em informações do Banco Central, as transações via DOC totalizaram 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no período.

O DOC ficou consideravelmente abaixo em número de transações quando comparado a cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e Pix, que se tornou a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferência de valores mais elevados, continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre diferentes instituições até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia hora para ser concretizada.

*Com informações da Agência Brasil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos