Coluna Jura Arruda

www.juraarruda.com  @juraarruda_escritor

O choro é livre…

E a valsa e a diversidade da música brasileira também, num espetáculo que traz a Joinville, com entrada gratuita, a pianista Heloísa Fernandes, que já gravou com Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção, e o flautista Toninho Carrasqueira, indicação ao Grammy. 

O espetáculo acontecerá terça (11) e quarta (12), na Sociedade Harmonia-Lyra, às 20 horas. No repertório dos concertos, composições próprias e homenagens a mestres da música nacional, como Pixinguinha, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. 

Em “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”, Heloísa e Toninho trazem não somente a beleza sonora do piano e da flauta, mas também histórias e curiosidades sobre os compositores, além de um panorama que revela a evolução da música no Brasil desde o século 19 até os dias de hoje.

No repertório, clássicos e composições próprias, olha só:

Serena – Pedro Amorim

Choro pro Waldir – Cristóvão Bastos e Paulinho da Viola

Dia Feliz – João Dias Carrasqueira

Zinha – Pattápio Silva

Valsa pra Edi – Toninho Carrasqueira

Da Bahia ao Ceará – Moacir Santos

Abraços- Heloisa Fernandes

Palhaço – Egberto Gismonti

Chorinho pra Ele – Hermeto Pascoal

Um a Zero – Pixinguinha

Remexendo – Radamés Gnatalli

Toninho Carrasqueira e Heloísa Fernandes – Foto: Divulgação

84 anos de um tal Juarez

Um dos maiores nomes da cultura catarinense, reconhecido internacionalmente, chega aos 84 anos de idade. O aniversário de Juarez Machado é dia 16 de março, mas a festa acontece no dia 8, integrando a comemoração oficial do aniversário de 174 anos de Joinville. 

O evento acontecerá no Instituto Internacional Juarez Machado. A programação acontece a partir das 10 horas e tem entrada gratuita. O público poderá conhecer a casa em que Juarez morou na infância e adolescência, além de acompanhar a abertura da exposição “Inspiração & Transpiração – O Segredo Visual de Juarez Machado”, com desenhos inéditos do artista,  que tem curadoria de seu irmão, também artista plástico, Edson Machado, e propõe um percurso pelas diversas fases do artista.

Essa celebração, no dia 8 de março, será também palco da pré-estreia do monólogo “Tudo acaba, nada tem fim”, de Antonio Cava, com direção de Mauro Zanatta, que vai trazer um texto inédito escrito durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia. O espetáculo será seguido de uma aula sobre o diretor Federico Fellini

Inspiração e Transpirações, nova exposição de Juarez Machado – Foto: Divulgação

Na calada da tarde

A literatura também se fará presente neste dia, com o lançamento do livro “Na calada da tarde”, de um dos mais importantes escritores joinvilenses, Hilton Görresen, que participou da fundação da Academia Joinvilense de Letras. Este é o seu 13o livro, o quinto de contos. Na obra, Görresen mistura contos psicológicos e fantásticos, tendo como tema a passagem do tempo e as mudanças que isso provoca em lugares e pessoas.

A programação conta também com o espetáculo de música “Bossas Nossas, com Ana Felps (vocal), Bruno Uliano (ao violão)  e Renan Bulhões (Sax)”, da Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura de Joinville. 

À mesa

​A luz oscilava e a lâmpada emitia um som intermitente de mau contato. O pão assava no forno, o amor era cozinhado em banho-maria, a relação esfriavasobre a mesa. Os talheres não faziam mais barulho. A faca ainda cortava.

Jura Arruda

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

    
Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade