Coluna Jura Arruda

www.juraarruda.com  @juraarruda_escritor

Da oralidade ao eterno entender

Antes dos registros em barro, tecidos, papel e telas, era a voz que compartilhava os feitos, as histórias e toda a ancestralidade de um povo. Os Griots, na África, eram os guardiães da memória e da cultura. E é a partir de uma técnica pedagógica inspirada nessa oralidade que se discutirá a gestão e o panorama de clubes sociais negros, a  memória da Sociedade Kênia Clube e sua oficialização como Patrimônio Imaterial.

Kênia, tradicional sociedade de Joinville realiza nos dias 24 e 25 de janeiro, sexta e sábado, o evento E por falar em Kênia, que vai abordar a cultura africana sob vários prismas em rodas de conversa, palestras e apresentações. 

O evento tem início no dia 24 às 18 horas, com vasta programação até o dia 25 ao meio-dia. Chegar lá é fácil como fazer puff puff, mas resolvi deixar mais fácil ainda: clique neste link para ver a localização.

“Eso és Flamenco” no Teatro Juarez Machado

O Flamenco é uma dança do sul da Espanha, mais especificamente da região de Andaluzia. Em Joinville, o grupo Flamenco preparou um espetáculo com todas as principais características do estilo, com expressão de sentimentos de profunda carga emocional. 

A montagem que será apresentada no Teatro Juarez Machado conta com a participação de três artistas flamencas convidadas, num espetáculo que propõe a reflexão sobre etarismo e invisibilidade, e que tem no elenco mulheres acima dos 40 anos de idade.

Será apenas uma apresentação na segunda-feira (dia 27/01), às 20 horas. Então, agilize-se e adquira seus ingressos por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) no site Ticket Center

O erudito que habita em mim saúda o erudito que habita seus tímpanos durante o 20o Femusc

Aproximam-se os últimos dias do Femusc, o maior festival-escola de música erudita da América Latina, que ocorre na SCAR e o qual eu tenho tido o privilégio de assistir nos últimos anos. No último sábado fui ao Concerto para as Famílias, um momento especial para as crianças conhecerem os instrumentos da música clássica e poder tocá-los, no sentido de pôr a mão, quanto tocá-los no sentido de tirar som. Tudo sob a orientação de músicos de diversos países num espaço chamado carinhosamente de “Zoológico Musical” – os músicos são os animais que se espalham pelo Grande Teatro apresentando seus instrumentos.

Crianças podem tocar os instrumentos

Neste sábado, dia 25, a apresentação de encerramento será com um espetáculo de MPB, certamente um momento para tratar de ouvidos sensíveis e de almas irrequietas.

Os ingressos são gratuitos, mas você precisa pegá-los aqui, neste link.

Mercedes

​Havia um silêncio sobre a mesa do almoço. Talheres mudos cumpriam suas funções. Solidões eram mastigadas, quiçá digeridas. Havia pratos sendo pratos, toalhas sendo toalhas, e um vidro de pimenta. A um arrasto de cadeira, seguiram-se passos que mal tocavam o chão. Mercedes retirou as louças e seguiu para a cozinha sem perceber que deixara cair a pequena lhama de metal que lhe ornamentavam pescoço e alma. Com ela, sopros de flauta e montanha.

​Há muitos sons sobre a mesa.

(Criado durante a oficina Lavra-Palavra, da escritora Gloria Kirinus)

(Jura Arruda)

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Jura Arruda
Colunista

2 comentários

  1. Ah, que delícia de programação por aqui!
    E que bom saber (e ainda ser brindado com uma imagem tão expressiva em seu silêncio.)
    Obrigada, Jura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade