Prefeitura e representantes da sociedade vão debater (e decidir) sobre o futuro da cidade de Joinville neste sábado, dia 12, no Teatro Juarez Machado. É quando será realizada a 6 Conferência Municipal. Em pauta, temas como mobilidade urbana, ocupação do solo e do território, políticas públicas para o desenvolvimento econômico e logística, por exemplo.
O evento é decisivo para orientar o Poder Público a definir legislações e práticas que vão nortear para onde (e como) vai acontecer a expansão do município, sob suas variadas vertentes.
Em jogo, a sustentabilidade e a qualidade de vida das futuras gerações.

Pesquisa aponta negócios de imóveis comerciais
A Brain Consultoria fez levantamento e apurou: há, pelo menos, 65 salas comerciais novas disponíveis em Joinville. Praticamente metade delas na região do Centro. Outros 19% estão no bairro América e 10 por cento no Anita Garibaldi.
Os três bairros concentram 70% do total de imóveis comerciais para revenda.
A situação para locação já é outra. Um quarto dos 232 imóveis para uso corporativo disponíveis se localiza no Centro.
As regiões do Anita Garibaldi (18%); América (17%) e Bom Retiro (11%) reúnem, juntos, sessenta por cento da oferta de imóveis deste segmento, em Joinville.
Empresa investe em mais segurança
A Orsegups está investindo R$ 50 milhões, neste ano, na sua Operação Alarme 365. A tecnologia e equipamento estão instalados em 12 mil casas e lojas espalhadas por municípios de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Tocantins.
Ainda neste ano a empresa vai abrir três filiais: em Lages (SC), Novo Hamburgo (RS) e Ribeirão Preto (SP).
Para pensar
Uma refeição de quarenta reais, quatro vezes por semana, custa R$ 8 mil por ano.
Mais de 3 mil imóveis demolidos
Desde 2021 até o início de 2025, foram demolidos, de forma legal, 3604 imóveis em Joinville.
Por óbvio, a lista não relaciona bens tombados. Mas são imóveis que estavam abandonados – ou não.
A lógica é viabilizar a verticalização da cidade, com construção de mais prédios em diferentes regiões da cidade.
Frase
“O governo dos Estados Unidos da América vai conceder o “Gold card” (visto de residência) para estrangeiros que pagarem 5 milhões de dólares”
(Donald Trump)

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
