Cláudio Loetz: Aumento do valor da taxa de lixo provoca polêmica

Os moradores de Joinville foram surpreendidos ao receberem os carnês da taxa de limpeza e lixo, emitidos pela empresa Ambiental, operadora do sistema no município.

Houve casos de aumento superior a 100% de 2024 para 2025. Grande parte dos proprietários de imóveis viu o valor da taxa subir mais de 30 por cento.

A indignação é tanta, que até o Ministério Público de Santa Catarina já pediu explicações para a empresa. O tema também foi objeto de comentários e críticas por parte de vereadores.

Há algo muito estranho nisso. A inflação, em 12 meses, não chegou a 6%. O atendimento da Ambiental e os serviços que prestam no município são os mesmos do ano passado.

Do jeito que está, não será nada improvável ocorrer duas coisas: 1. Aumento da inadimplência; 2. Aumento de processos judiciais.

Nada contra a qualidade dos serviços feitos. Pelo contrário: o trabalho é bom.

O que não se entende – e parece ser injustificável – é o aumento do valor cobrado pelo mesmo serviço.

Foto: Ambiental/Divulgação.

Serviços crescem mais de 6% em Santa Catarina

O setor de serviços cresceu 6,1% no Estado de Santa Catarina no ano passado. A alta é quase o dobro da média nacional, que ficou em 3,1%. Os números são do IBGE.

O segmento de transportes foi o destaque, com alta de 8,3%. O baixo índice de desemprego e a elevação da massa salarial são fatores que explicam o desempenho.

SC aparece na quinta posição no âmbito nacional. Os melhores resultados foram no Amazonas, seguido por Amapá, Sergipe e Espírito Santo.

Em Santa Catarina o setor de serviços criou 106 mil empregos no ano passado.

A indústria em alta

E não foi só a indústria que teve expansão importante no ano de 2024. O crescimento da indústria foi ainda maior: 7,7% em. 2024, liderada pelo segmento de máquinas e equipamentos (+) 17,1%. Seguido pelo de aparelhos e materiais elétricos, uma expansão de 16,9%.

Os setores de vestuário e acessórios; e de metalurgia aumentaram seus negócios acima de 10%.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SECOM

Será que agora vai?

A vinda do número 2 do Ministério dos Transportes a Joinville e São Francisco do Sul na sexta-feira, 7, provoca uma esperança: a de que, de fato, recomecem, no próximo ano, as obras de duplicação da BR-280.

A esperar.

Frase

“A taxação (imposta pelo governo Trump ao aço importado pelos Estados Unidos) não foi contra o Brasil. Foi imposta para o mundo inteiro. (…) Isso (taxar produtos estrangeiros) é cotidiano”.

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Cláudio Loetz
Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade