Representantes do Poder Público e de entidades e organizações da sociedade civil aprovaram 12 propostas na reunião da Conferência da Cidade, e estas propostas devem balizar as ações e orientar o futuro do município de Joinville.
Do conjunto de itens aprovados, destaco quatro:
- Regulamentar parcerias público privadas para construção de habitação de interesse social em imóveis públicos, mas com produção dos imóveis por conta da iniciativa privada;
- Na questão da mobilidade urbana, priorizar modais como ciclovias, passeios e parques. A intenção é ótima, mas a cidade é dominada pelos carros e as ciclovias sequer se conectam entre si, atualmente.
- Combater ocupações irregulares acima das estações de tratamento de águas (Etas).
- Elaboração de planos para enfrentamento de mudanças climáticas.
Sim. Os desafios, em todas estas áreas, são enormes. Mas, se se deseja manter ou melhorar a qualidade de vida na cidade, será necessário coibir a ganância e agir a favor do coletivo.

Mais um bairro
O vereador Lucas Souza (Republicanos) apresentou projeto para criação do bairro Padre Roma, na região sul de Joinville. Seria um desdobramento do atual bairro João Costa.
A ideia ainda é só uma ideia. Precisaria ser aprovada na Câmara de Vereadores e ser sancionada pelo prefeito de Joinville.
A região precisaria de equipamentos sociais e comunitários. E recursos para se viabilizar.
Já há áreas de expansão urbana definidas na região Sul e outra para a região Norte de Joinville.

Ferros velhos em horário comercial
Em Joinville há 400 estabelecimentos comerciais conhecidos como ferros velhos. Alguns poucos agem em desacordo com a legislação, com receptação de itens furtados.
Neste contexto, a comissão especial de pessoas de rua, criada pela Câmara de Vereadores de Joinville, promoveu reunião para analisar o assunto, nesta quarta-feira, dia 16.
A proposta que surgiu é limitar o funcionamento dos estabelecimentos ao horário comercial tradicional porque é de noite e nas madrugadas que as irregularidades acontecem.
Para isso ser possível, é necessário alterar a lei 84/2000, do Código de Posturas do Município de Joinville.
Dos 400 ferros velhos em operação em Joinville, donos de 30 deles foram convidados para o encontro. Apareceram três.
Frase
“A China não quer uma briga, mas também não tem medo de uma”.
(Li Jian, porta voz do governo da China, sobre a guerra comercial com os Estados Unidos)
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde