Joinville conta agora com um novo espaço de convivência e lazer com a inauguração da primeira praça da Cidade das Águas. Com uma proposta de urbanismo que combina espaços públicos e privados, o empreendimento busca promover a qualidade de vida e a integração social. Junto à praça, foi aberto o restaurante Casa Miti, com uma oferta gastronômica que inclui influências asiáticas, do Oriente Médio e da culinária brasileira.
Projetada pela JA8 Arquitetura Viva, a praça oferece calçadas amplas, áreas arborizadas e mobiliário urbano, com acabamentos em granito e basalto. Danilo Conti, Diretor Geral da Cidade das Águas, explica que o objetivo é “criar um endereço que represente a grandeza de Joinville e um espaço que promova o convívio urbano e o lazer.” Conti destaca que o ambiente é uma “gentileza urbana” para a cidade, voltada ao uso compartilhado e à interação social.
Conceito de novo urbanismo e mobilidade
O projeto da Cidade das Águas foi desenhado para permitir que os moradores realizem atividades cotidianas a pé, reduzindo a dependência de veículos. Segundo Conti, a iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana, um desafio em Joinville, onde o número de veículos tem aumentado. “Queremos criar um bairro onde não seja necessário depender do carro e onde a vida possa fluir com mais tranquilidade”, afirmou.
Combinando áreas residenciais ao redor de uma praça e um parque, a Cidade das Águas adota uma abordagem de novo urbanismo, que propõe o uso compartilhado de espaços públicos e a valorização da vida ao ar livre. A intenção é que esses ambientes ajudem a mitigar questões urbanas, incentivando a ocupação das ruas e criando um ambiente seguro e acessível para os moradores.
Novo restaurante com influências regionais e internacionais
Entre os serviços inaugurados, o restaurante Casa Miti traz um cardápio elaborado pelos chefs joinvilenses Daniel Moura e Ana Giostri. O local, que abriu as portas em 9 de novembro, oferece pratos diários no estilo buffet, com opções mais sofisticadas nos finais de semana. Segundo Moura, o restaurante explora influências asiáticas, do Oriente Médio e brasileiras, buscando uma experiência gastronômica variada.
Pensado para se integrar ao ambiente do bairro, o espaço possui amplas janelas e áreas de iluminação natural. A calçada ao redor, de 11 metros de largura, foi projetada para favorecer o fluxo de pedestres e criar um espaço de convivência, contribuindo para a proposta de mobilidade e de vida ao ar livre do projeto.
Sobre a Cidade das Águas
O empreendimento, desenvolvido pelo Grupo CRH e pela Hurbana, é inspirado em projetos de urbanismo de referência. A proposta é integrar moradia, trabalho e lazer em uma única área, oferecendo uma alternativa para a vida em grandes centros urbanos. Com espaços acessíveis e voltados ao convívio, o empreendimento pretende ser uma referência para outras regiões de Joinville e trazer novos modelos de ocupação urbana para a cidade.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde