O Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio Palatais Prefeito Luiz Gomes é referência estadual no atendimento a pacientes com fissura lábio palatal e de diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva. Neste fim de semana, dias 5 e 6, haverá mutirão de 30 cirurgias com apoio da empresa joinvilense fabricante de produtos odontológicos FGM Dental Group, que fez a doação dos kits cirúrgicos.
“Somos parceiros há anos porque acreditamos que o trabalho do Centrinho de Joinville transforma a vida das pessoas, pois possibilita o sorriso aliado à melhoria da qualidade de vida. Mensalmente, por meio do nosso programa social Sorrisos do Bem, fazemos doações para reabilitação oral e estética, fornecendo produtos como resinas, adesivos, cimentos, flúor, entre outros”, conta a diretora de governança da empresa, Cleusa Maria Zandonai Kluck.
No ano passado, foram realizados 1.478 atendimentos de odontopediatria, 1.169 de odontologia clínica, 2.870 de ortodontia e 510 de bucomaxilo. Para a associação que acolhe as famílias, a Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal e Deficientes Auditivos (Profis Joinville), é realizado um aporte financeiro e auxílio com latas de leite, roupas e outras demandas, conforme a necessidade.
“A FGM sempre foi parceira e, com essa doação, proporcionarão a realização do mutirão com 30 crianças fissuradas. Além disso, ajudará na rotina dos dias de cirurgias e melhorará a logística da central de materiais e esterilização, hoje temos apenas duas caixas para palatoplastia e com esse acréscimo passaremos a ter quatro caixas”, destaca o coordenador da unidade de saúde, Roni Anderson Schiochet. O Centrinho de Joinville atende pacientes de 262 municípios e celebrou 33 anos no dia 27 de março.
Todo o atendimento se dá de forma regulada, conforme as pactuações vigentes via Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são 5.200 pacientes fixos, sendo que a cada mês são assistidos 1.500 nas diversas especialidades de cirurgia plástica, fisioterapia, pediatria, psicologia, assistência social, enfermagem, odontopediatra, ortodontia, odontologia clínica, implantodontia, bucomaxilo, fonoaudiologia e técnico de prótese.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde