A seleção catarinense de basquete sub-18 ficou entre as melhores do Brasil no Campeonato Brasileiro de Seleções. O masculino conquistou o bronze após vencer o Rio de Janeiro por 63 a 45. Já o feminino conquistou a prata após a derrota na final para a forte seleção de São Paulo por 70 a 54. Os jogos aconteceram entre os dias 16 e 21 de dezembro.
A equipe masculina teve uma grande evolução durante o campeonato. Na fase de classificação, eles perderam para o Rio de Janeiro, na prorrogação, por 71 a 69. Os times voltaram a se enfrentar na decisão de terceiro lugar. Desta vez, os catarinenses levaram a melhor e garantiram o terceiro lugar na competição. “Foi um campeonato muito interessante, de alto nível técnico”, apontou Rafael Muller, jaraguaense, auxiliar técnico da seleção.
“O terceiro lugar veio para coroar o trabalho de uma vida toda, em um campeonato com o nível tão alto como foi o brasileiro de seleções. Poder colocar Santa Catarina no topo do Brasil é sensacional”, afirmou Lucas Macedo, joinvilense, que é um dos atletas da seleção catarinense. Vale ressaltar a importância da volta do Campeonato Brasileiro de Seleções que não acontecia há 7 anos. Em 2011, a seleção catarinense conquistou a melhor posição na competição, com o segundo lugar no masculino, ano em que Rafael Muller comandou a equipe.
O principal destaque no feminino foi a joinvilense Stephany Gonçalves, ela foi eleita a Jogadora mais valiosa, além de ser a líder de assistências e ser a segunda maior cestinha da competição com 100 pontos. Ela jogou pela seleção paulista por ser jogadora da equipe de Santo André.
A atleta também já foi capitã do título Sul-americano com a Seleção Brasileira sub-18 em 2022. Vale destacar que ela iniciou no esporte da bola laranja na Fundação Padre Luiz Facchini, localizada no bairro Paranaguamirim, na zona sul de Joinville.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
