A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou nesta quinta-feira, 23, a fase de pré-operação da nova Estação de Tratamento de Água de Araquari. Os testes vão verificar o funcionamento da Estação antes da distribuição da água ao Sistema de Abastecimento. A ação foi acompanhada durante uma visita técnica do diretor de Operação e Expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmann, engenheiros e técnicos da Companhia.
“Essa obra é muito importante para o Município de Araquari, pois completa o Sistema de Abastecimento da cidade, que inicia na captação do Rio Piraí, com a adutora de água bruta, adutora de água tratada, Estação de Recalque de Água Bruta, Estação de Recalque de Água Tratada e mais essa Estação que estamos iniciando a pré-operação hoje” explica o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann.Depois dessa fase de pré-operação, a água da nova ETA começará a ser direcionada para o abastecimento, previsto a partir de fevereiro. Inicialmente, serão adicionados cerca de 100 litros por segundo à rede e no decorrer do primeiro semestre, o volume tratado aumentará de forma gradual até chegar a 200 litros por segundo, o equivalente a cerca de sete piscinas olímpicas de água por dia.
“Atualmente, temos bairros em Araquari que ainda dependem de água produzida no município vizinho de Joinville. Com a nova ETA, haverá autonomia e segurança no abastecimento para toda a população da cidade”, explica o chefe do Setor de Operações de Água de Araquari, Jean Farias. A Estação é resultado de um investimento da CASAN de R$ 30 milhões e foi instalada no Bairro Ponto Alto, em um terreno cedido pela Prefeitura. Partes importantes da estrutura de tratamento, como os tanques de decantação e o floculador, foram pré-fabricadas em aço inoxidável. Com essa tecnologia, a Companhia acelerou as obras e otimizou os trabalhos em outras estruturas que precisaram ser construídas no local.
O investimento e toda estrutura da unidade foram programados pensando no crescimento de Araquari nas próximas décadas. Segundo dados do IBGE, entre 2010 e 2022 a população da cidade quase dobrou, passando de 25 mil habitantes para mais de 45 mil habitantes. O PIB também foi um dos que mais cresceu no Estado, tendo sido multiplicado 14 vezes no mesmo período.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde