O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), inaugurou ontem, 7 de abril, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município. Localizada às margens da BR-280, no acesso ao Rio do Morro, a estrutura passa, agora, atender 1,5 mil moradias do bairro Itinga.
Segundo a Casan, unidade é capaz de depurar até 35 litros por segundo. Com isso, o município chega 34% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto. O investimento total foi de R$ 16 milhões, sendo recursos do governo estadual, da Casan e do Programa de Aceleração do Crescimento (antigo PAC-2), do governo federal.
Durante a entrega, o prefeito Clenilton Carlos Pereira destacou a importância da nova ETE para acompanhar o crescimento urbano do município. “Esse é um momento especial, que representa melhoria da qualidade de vida em uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina, o que torna esse investimento essencial para Araquari”, disse.
Na ocasião, a presidente da Casan, a engenheira Roberta Maas dos Anjos, reafirmou o compromisso com o município. “Estamos fazendo de tudo para acompanhar o crescimento de Araquari e entregar o que o município merece”, disse. Ainda segundo ela, o governo estadual tem previsão de investir R$ 1,7 bilhão para ampliar a segurança hídrica em todas as regiões do estado.
