Casa da Cultura de Joinville inicia ano letivo de 2023 comemorando seus 50 anos

Local atende 1,3 mil alunos
Foto: Kevin Banruque/FM

Local de grande importância para a cultura de Joinville, a Casa da Cultura, iniciou seu ano letivo nesta quarta-feira, 1º, comemorando 50 anos de história.A cerimônia de início contou com alunos, professores, servidores e autoridades locais.

A Casa da Cultura atende 1,3 mil alunos que realizam cursos musicais, dança e artes, além de contar com uma galeria de arte que é aberta ao público. “Nós viemos de um período de obras, que causou transtorno na casa, e agora queremos colorir este espaço, essa é uma das 50 ações que faremos neste aniversário de 50 anos”, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

“Este é um templo da cultura de Joinville que vem passando de geração em geração. É um bem material e um bem imaterial de Joinville, e eu fico muito feliz de continuarmos seguindo com a cultura para os bairros. Afinal, a cidade cresceu muito e, atualmente, nem todos podem se deslocar até o Centro da cidade para participar das aulas. Quando ela vai aos bairros, leva condições para que mais jovens e adultos tenham um currículo nas artes”, disse o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo).

História

A Casa da Cultura foi fundada em janeiro de 1973, com a união das atividades das recém-criadas Escolas de Artes Fritz Alt e da Escola de Música Villa-Lobos, e cresceu em 1974 com a fundação da Escola Municipal de Ballet. Em 1982, foi aberta a Galeria de Artes Victor Kursancew e, no ano passado, foi criada a Escola Municipal de Teatro. Com isso, mais de 50 cursos são oferecidos com mensalidades acessíveis e para alunos com idades a partir de 6 anos.

“É difícil encontrar um espaço semelhante à Casa da Cultura de Joinville, com escolas nestas quatro áreas e em uma estrutura que ainda inclui uma galeria de arte. Os alunos têm no mínimo três horas de aulas semanais, e em algumas das escolas chegam a oito horas por semana. Além disso, temos um sistema de bolsas que não tem limite, já que trata-se de uma instituição pública: basta comprovar que está dentro dos critérios para ter direito. Nestes moldes, não há nada parecido, pelo menos, em nenhum lugar na região Sul do Brasil”, afirma o gerente da Casa da Cultura, Carlos Alberto Franzoi.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira