O Coletivo Joinville Lixo Zero realiza neste sábado, dia 23, a 3ª edição do evento “Mulheres e Sustentabilidade”, desta vez destacando o papel crucial das mulheres recicladoras na promoção de uma cidade mais sustentável e justa.
Reconhecendo que cerca de 70% dos trabalhadores no setor de materiais recicláveis são mulheres (dados do Movimento Nacional dos Catadores), o encontro Mulheres Recicladoras: Protagonistas da Mudança visa não só empoderar as mulheres que estão na vanguarda da mudança ambiental, mas também compartilhar práticas e desafios para a comunidade conhecer esta realidade mais de perto. O evento é gratuito e conta com o patrocínio da Termotécnica e apoio da Prefeitura de Joinville, Ceu Aventureiro, Mattiola Alimentos Orgânicos, Mídia Clean, Sopé Floricultura, Leo Grupo Joinville e Univille.
“Convidamos a comunidade e as autoridades a se juntarem a nós neste importante evento, que promete ser um marco na promoção da sustentabilidade e do empoderamento feminino em nossa cidade. Juntos, podemos fazer a diferença”, destaca Carolina Mota, diretora de mobilização e advogada do Coletivo Joinville Lixo Zero.
Destaques do Evento
Mulheres Recicladoras: Protagonistas da Mudança
O evento se concentrará em discutir a importância vital das catadoras e trabalhadoras de materiais recicláveis na conquista de objetivos ambientais significativos, incluindo a visão de Joinville como uma cidade lixo zero e o avanço da justiça climática.
Painel com a Dra. Ana Paula Nunes
Este painel contará com a presença da advogada de mulheres, Dra. Ana Paula Nunes, que compartilhará insights valiosos sobre os direitos das mulheres no setor.
Roda de conversa com trabalhadoras da reciclagem
O evento também será palco de uma roda de conversa envolvente com três trabalhadoras de materiais recicláveis: Elvira, da Cooperativa Recicla; Nena, da Cooperativa Santa Bárbara; e Emília, da Cooperativa Assecrejo. Elas compartilharão suas experiências e a importância de seu trabalho para a sustentabilidade e a justiça social.
Orientações sobre direitos e garantias
O encontro abordará temas essenciais como os direitos e garantias das mulheres no trabalho de reciclagem, estratégias de combate à violência e caminhos para o empoderamento feminino e financeiro.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde