Os dados apresentados pelo Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) mostram que a balança comercial das cargas que passam por São Francisco do Sul tiveram um aumento no primeiro quadrimestre de 2024. Segundo o painel, o município movimentou 413,6 milhões de dólares em exportações, registrando saldo positivo de 31,2 milhões no período.
Segundo o boletim, a soja é a principal commodity exportada, com 79% de participação. A mercadoria segue para os mercados mundiais através do Porto de São Francisco do Sul. Na sequência aparecem os revestimentos de ferros laminados planos, madeira serrada e o milho, entre os produtos que utilizam o corredor de exportações francisquense.
Em comparação com o mesmo período de 2023, também houve melhora no cenário. Os dados indicam que foram exportados 16,4 milhões a mais neste ano.
Importações aumentam
O Observatório indica um aumento significativo nas importações por meio do município. No ano passado, foram 299,8 milhões de dólares e em 2024 os valores alcançaram a marca de 382,3 milhões. Um salto de 82,5 milhões na comparação entre os dois anos.
Para os técnicos da FIESC, os números mostram que a atividade econômica segue aquecida em Santa Catarina. “No acumulado em 12 meses, houve expansão de 3,0%, valor também acima do observado para o Brasil (2,3%)”, relata o Boletim do Índice de Atividade Econômica divulgado pelo órgão.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde